terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Altos índices de melatonina no pulmão protegem contra covid-19

Altos índices de melatonina no pulmão protegem contra covid-19

Estudo da USP investiga também porque alguns não desenvolvem sintomas 

Lucas Pordeus León - Brasília
17 Janeiro, 2021

© George Campos/Jornal da USP/Direitos Reservados

Sabe a melatonina? O hormônio produzido pelo cérebro quando está de noite para nos auxiliar no sono? Pois é... A melatonina também é produzida pelo pulmão e um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo revelou que pessoas com a estimativa de altos índices de melatonina nos pulmões não desenvolvem a Covid-19.

A pesquisa mostra ainda que pessoas assintomáticas são transmissores potenciais e perigosos porque o vírus, ao não conseguir entrar no organismo, busca a saída dos pulmões, retornando em grandes quantidades para a atmosfera.

Os pesquisadores da USP queriam descobrir porque alguns têm o coronavírus mas não desenvolvem sintomas, enquanto outros acabam adoecendo. A professora do Instituto de BioCiências da USP Regina Pekelmann Markus explica que eles identificaram que a melatonina no pulmão funciona como uma barreira contra a entrada do novo coronavírus.

Outra descoberta importante do estudo foi a de que as pessoas que não adquirem a doença, ou seja, são assintomáticas, acabam expulsando o vírus do pulmão, contaminando outras pessoas, segundo relatou a professora Regina.

Os pesquisadores alertam, contudo, que a melatonina que é produzida pelo cérebro na hora de dormir e que pode ser comprada em farmácias não é a mesma melatonina encontrada no pulmão e, portanto, não pode ser usada para aumentar o nível desse hormônio dentro do sistema respiratório.

Além disso, os estudiosos ainda não descobriram o que leva uma pessoa a ter muita ou pouca melatonina no pulmão ou mesmo como induzir a produção desse hormônio no sistema respiratório.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.