sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Cientistas coreanos criam painel solar transparente para smartphones

Cientistas coreanos criam painel solar transparente para smartphones

Painel poderia ser usado para gerar energia e carregar baterias. A expectativa é tornar energia solar mais acessível ao público

Laura Pancini
07/01/2021

O painel solar transparente pode ser usado em janelas ou edifícios de vidro (Youtube Innovation and Tech Today/Reprodução)

Um novo estudo publicado pela Universidade Nacional de Incheon, na Coreia do Sul, explica como seus cientistas criaram o primeiro painel solar transparente, que pode ser anexado em celulares ou outros eletrônicos móveis.

Em meio à crises climáticas e movimentações políticas internacionais para maior produção de energia verde, os pesquisadores do estudo foram a fundo no conceito de “energia personalizada“.

Eles decidiram desenvolver um painel solar que pode ser usado em janelas, vidros de carro, telas de celulares e outros produtos de uso diário, gerando energia diretamente no local.

O painel solar já existente, que normalmente fica em telhados ou outras áreas remotas, é opaco, escuro e absorve apenas a luz visível. De acordo com o estudo publicado no Science Daily, sua nova versão usa uma luz invisível que atinge a faixa ultravioleta.

Os cientistas combinaram dióxido de titânio (TiO2) e óxido de níquel (NiO) para criar um objeto transparente, semicondutor e não nocivo para o meio ambiente.
O professor Joondong Kim, que liderou o estudo, comenta: “Esperamos estender o uso de nosso design a todos os tipos de materiais, desde edifícios de vidro a dispositivos móveis como carros elétricos, smartphones e sensores”. A expectativa é que a energia solar vire algo mais acessível ao público.

A equipe afirma na introdução de seu estudo que “está animada para levar seu projeto para o próximo nível, usando materiais inovadores como semicondutores 2D, nanocristais de óxidos de metal e semicondutores de sulfeto”.

“Nossa pesquisa é essencial para um futuro verde sustentável – especialmente para juntar o sistema de energia limpa com uma pegada de carbono mínima ou nula”, concluiu o professor Kim.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.