segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Pesquisadores da UNB estudam proteína capaz de proteger os pulmões

Pesquisadores da UNB estudam proteína capaz de proteger os pulmões

Ela já foi estudada no combate ao HIV; intenção é aplicar à covid-19 

Beatriz Evaristo - Brasília
11 Janeiro 2021

Várias substâncias já foram testadas no tratamento da Covid-19. Um estudo da Universidade de Brasília aponta uma proteína conhecida pelos especialistas que pode ser promissora contra os sintomas e evitar complicações clínicas da infecção pelo novo coronavírus.

O doutor em virologia molecular e docente do Departamento de Farmácia da UnB, Enrique Argañaraz, explica como a proteína alfa-1-antitripsina age no corpo humano.

A alfa-1 antitripsina é produzida no fígado e tem como função proteger os pulmões de inflamações e também de infecção viral, como o HIV, por exemplo. 

O pesquisador integra um grupo que já havia trabalhado com essa proteína em pesquisas relacionadas ao HIV e agora pretendem verificar a eficácia dela contra o SARS-Cov-2.

Por enquanto, o estudo foi realizado a partir de uma revisão científica. Os pesquisadores analisaram os resultados de pesquisa da UnB e publicações de artigos científicos sobre o novo coronavírus. Para avançar para a segunda etapa, em laboratório, os pesquisadores precisam de investimentos.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.