sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

A primeira imagem de Marte do robô Perseverance, da Nasa

A primeira imagem de Marte do robô Perseverance, da Nasa

Jonathan Amos - Repórter de ciência da BBC
18 fevereiro 2021

CRÉDITO,NASA
A primeira imagem de Marte fornecida pelo Perseverance chegou pouco depois do pouso e mostra a sombra de um dos 'braços' do robô

Tem novidade no chão de Marte: o robô Perseverance, da agência espacial Nasa, aterrissou com sucesso na superfície do planeta vermelho nesta quinta-feira (18/02), depois de sete meses de viagem e quase 480 milhões de km percorridos.

O veículo de seis rodas pousou em Jezero, uma cratera profunda perto do equador de Marte, e passará pelo menos dois anos explorando rochas ali. O objetivo é buscar possíveis evidências de vida passada no planeta, como indícios de compostos orgânicos, contendo carbono, e comunidades microbianas fossilizadas.

Parte do material encontrado deverá voltar à Terra para futuras pesquisas.

A equipe de controle da missão, baseada na Califórnia (EUA), festejou a notícia da aterrissagem às 20h55 GMT (17h55 em Brasília) — mas dessa vez sem cumprimentos e abraços, por conta da pandemia de coronavírus. Separados por telas de acrílico, os engenheiros comemoraram com uma salva de palmas.

Pouco depois, chegou a primeira imagem do solo marciano enviada pelo Perseverance — que tem o maior número de câmeras em uma missão interplanetária já documentado. O robô tem 19 câmeras em seu corpo, e a nave que o conduziu na aterrissagem levava outras quatro.

Os controladores vão continuar monitorando muito de perto o Perseverance nas próximas semanas, de forma a garantir que nenhum de seus sistemas foi danificado na difícil chegada ao planeta vermelho.

Pousar em Marte nunca é fácil, e embora a Nasa tenha se especializado nisso ao longo dos anos, a equipe do Perseverance adotou um tom de cautela antes do sucesso do pouso ser confirmado.




A nave que conduziu o Perseverance adentrou a atmosfera marciana a uma velocidade de 19.500 km/h. Em sete minutos, na arriscada e quente descida ao solo, essa velocidade foi reduzida a zero.

Esse é o segundo robô de uma tonelada levado a Marte pela agência espacial americana.

O primeiro, o Curiosity, pousou em uma outra cratera em 2012. Ele testou tecnologias de descida inovadoras, algumas delas aproveitadas agora pelo Perseverance, que tem o tamanho de um carro e é equipado com câmeras, um helicóptero e microfones. O Curiosity também confirmou que existiram condições de vida em Marte.

Cientistas acreditam que a cratera Jezero era, há 3,5 bilhões de anos, um lago alimentado por um rio que depositou sedimentos. A aposta da Nasa é que possa haver ali móleculas orgânicas ou outros sinais de vida microbiana ainda preservados.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.