quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Fiocruz Amazônia cria teste que identifica variantes do coronavírus

Fiocruz Amazônia cria teste que identifica variantes do coronavírus

Equipamento será disponibilizado em breve para vários laboratórios

Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro
24 Fevereiro 2021 

© SESI/Vinicius Magalhaes/Direitos Reservados

Pesquisadores da Fiocruz Amazônia desenvolveram um teste com protocolo RT-PCR que, além de confirmar a infecção pelo novo coronavírus, aponta se a pessoa foi contaminada por uma das três principais variantes identificadas: a brasileira, a britânica e a sul-africana.

A circulação dessas três variantes é objeto de estudo e preocupação de pesquisadores e autoridades sanitárias ao redor do mundo. Isso porque as alterações na principal proteína usada pelo vírus para infectar as células humanas tornam essas novas linhagens potencialmente mais transmissíveis.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já tem 204 casos confirmados das variantes, sendo 20 da variante britânica e 184 da variante brasileira, identificada pela primeira vez em Manaus.

O vice-diretor de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, destacou que o novo teste é uma ferramenta mais rápida que o sequenciamento na identificação das variantes e vai reforçar a vigilância genética do vírus no Brasil.

Para confirmar a precisão do teste, foram analisadas 87 amostras já sequenciadas geneticamente, e o protocolo RT-PCR obteve os mesmos resultados.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas será o primeiro a usar o teste, e segundo a Fiocruz, em breve o ensaio estará disponível em vários laboratórios.
*Com informações da Agência Brasil

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.