sexta-feira, 26 de março de 2021

Pesquisa projeta pico de 5 mil mortes diárias por Covid-19 no Brasil

Pesquisa projeta pico de 5 mil mortes diárias por Covid-19 no Brasil

Matemático analisou dados de 50 países e aponta sazonalidade da doença

Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
26/03/2021

Pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense aponta que o Brasil pode atingir um pico de 5 mil mortes por Covid-19 em um único dia. A avaliação é do professor Márcio Watanabe, do Departamento de Estatística da UFF. O estudo tem como base a análise de dados da pandemia em mais de 50 países, entre os meses de setembro de 2020 e março deste ano.

De acordo com o levantamento, além dos fatores de risco, há ainda outro indicador que deve ser considerado: a sazonalidade da doença, ou seja, período em que a propagação do vírus tende a ser maior, o que acontece com a chegada do outono e do inverno. De acordo com o professor, este é um dado importante, e que pode auxiliar as autoridades no planejamento para enfrentar a doença.

De acordo com Márcio Watanabe, entre este mês e maio, a pandemia tende a se agravar em países do hemisfério sul, em particular no Brasil. A estimativa aponta que, de abril até o início de maio, o país pode chegar à marca trágica de 3 mil a 5 mil mortes diárias pelo novo coronavírus.

Frente a perspectiva de aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil, o professor do Departamento de Estatística da UFF ressalta que algumas medidas podem ajudar a frear a propagação do vírus.

No entanto, na avaliação de Watanabe, o mundo poderá conviver com a Covid-19 da mesma forma que faz com outras doenças respiratórias, como a pneumonia. E, mesmo com a vacina, a doença será endêmica, registrando casos ao longo do tempo.

Sobre a preocupação em relação às Olimpíadas, que serão realizadas no Japão, o professor avalia como positivo o evento acontecer no mês de julho, antes da chegada do outono no hemisfério norte, em setembro, período em que os países europeus e asiáticos, assim como os EUA, terão nova tendência generalizada de alta de casos de covid. Isso, principalmente naqueles que não tiverem avançado na vacinação.
Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.