terça-feira, 16 de março de 2021

Primeiro túnel de navios do mundo será construído na Noruega

Primeiro túnel de navios do mundo será construído na Noruega

Tamires Ferreira
16 de março de 2021

Após a aprovação dos fundos de startups pelo governo da Noruega, a construção do primeiro túnel de navios do mundo irá começar na zona oeste do país nórdico. A Administração Costeira norueguesa (Kystverket) pretende concluir o processo de licitação ainda este ano e iniciar as obras do projeto em 2022. A inauguração está prevista para ocorrer entre 2025 e 2026.

Primeiro túnel para navios do mundo. Imagem: Kystverket / Projeto da Snøhetta

O projeto, que tem 1,7 quilômetros de distância, 37 metros de altura e 36 metros de largura, tem o objetivo de aumentar a segurança dos marítimos que navegam pela região. O túnel deverá permitir a passagem de navios de cargas e frotas de viagens costeiras. Evitando assim as águas de Stad, uma perigosa área do oceano ao longo da costa norueguesa onde a combinação de vento, corrente oceânica e ondas, faz com que o trecho exija demais das embarcações. Entretanto, para navios de cruzeiros de luxo, que são grandes demais, o “atalho” ainda não será possível.

O custo total do projeto deve alcançar US$ 325 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão, na conversão atual). Inicialmente o projeto havia sido excluído do orçamento do governo norueguês para 2021, mas diante da forte pressão de alguns partidos da oposição, a gestão decidiu avançar com o planejamento.

Primeiro túnel para navios do mundo. Imagem: Kystverket / Projeto da Snøhetta
A história das águas de Stad

A costa oeste da Noruega é uma potência econômica na pesca e aquicultura. Eles exportam peixes cultivados e selvagens para mais de 150 países e está em ascensão. Há mais de 100 anos o projeto de um túnel na região é estudado para ajudar os navios a contornar o local. Segundo a Administração Costeira norueguesa, vikings ancoravam seus navios em terra para evitar a passagem quando o clima não estava favorável. A instituição explicou que as correntes oceânicas e a topografia do fundo do mar criam condições muitas vezes inesperadas.

“Ondas muito altas vêm de direções diferentes ao mesmo tempo e criam situações críticas para os navios. Mares pesados também podem permanecer por vários dias após o vento se acalmar, o que, por sua vez, leva a condições difíceis de navegação, mesmo em dias tranquilos”, disse a organização.

Primeiro túnel para navios do mundo. Imagem: Kystverket / Projeto da Snøhetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.