quinta-feira, 15 de abril de 2021

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Próximo passo, já em curso, é testar imunizante em macacos

Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
13/04/2021

Uma vacina contra a covid-19 em desenvolvimento por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MG) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou resultados animadores na conclusão de uma das fases do estudo.

A chamada prova de conceito, em que se verifica se o imunizante tem potencial para produzir resposta imune e proteção, demonstrou que a vacina não apenas protegeu os camundongos vacinados, como também evitou qualquer manifestação clínica da doença.

A técnica empregada para o desenvolvimento do imunizante é a da proteína recombinante, como explica a pesquisadora Nathalia Souza.

A pesquisadora afirma ainda que a eficácia da vacina em animais de laboratório alcançou 100%.

Segundo Nathália Sousa, a próxima fase já está em andamento, com testes em macacos. A etapa vai verificar se a vacina vai gerar a mesma resposta imune observada nos camundongos.

A previsão é que os resultados dessa fase sejam obtidos até o fim de junho. Obtendo aprovação da Anvisa, a expectativa é que os ensaios clínicos em humanos sejam iniciados em setembro.

Os estudos voltados para o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 pela Fiocruz Minas e a UFMG tiveram início em março do ano passado.
Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.