segunda-feira, 12 de abril de 2021

Primeira ligação com tecnologia 5G pura é feita para Bolsonaro

Primeira ligação com tecnologia 5G pura é feita para Bolsonaro

Sayonara Moreno, Repórter da Rádio Nacional - Brasília
09/04/2021 - 14:43

A primeira vídeo chamada entre dois pontos, utilizando a tecnologia da internet 5G, na América Latina, foi realizada nesta sexta-feira. O ministro das Comunicações, Fabio Faria, fez a ligação de vídeo, a partir de São Paulo, para o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante a conversa virtual, o ministro mostrou, via celular, a estrutura necessária para a transmissão e deu a previsão do leilão do 5G.

Do outro lado da linha, via internet 5G Standalone, chamada 5G pura, o presidente Bolsonaro destacou que essa tecnologia vai avançar o acesso à internet no país e integrar as regiões brasileiras.

Entre dois aparelhos de celular, a videochamada foi realizada da sede da empresa de telefonia, Nokia, fabricante de equipamentos para 5G. A operação dessa tecnologia, no Brasil, vai ocorrer após leilão que vai definir as empresas responsáveis. Antes disso, o Tribunal de Contas da União precisa aprovar o edital do leilão, enviado pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Com a realização do leilão, o Brasil passa a ser o primeiro do hemisfério sul a produzir a tecnologia, capaz de atender toda a América Latina. De acordo com o Ministério das Comunicações, a previsão é que o leilão do 5G, aqui no país, ocorra ainda este ano e que a tecnologia 5G pura esteja presente em todas as capitais do país, até julho de 2022.

O 5G possui alto desempenho em relação à geração anterior de dados móveis, porque possui tempo curto de resposta. É como se os dados fossem transmitidos e recebidos mais rápido que um piscar de olhos. Por exemplo, é possível o carregamento instantâneo de vídeos em resoluções muito altas, em 4K ou 8K.
Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.