quinta-feira, 15 de abril de 2021

Projetos científicos de alunos brasileiros vão a feira internacional

Projetos científicos de alunos brasileiros vão a feira internacional

Evento é voltado a quem quer seguir carreira em ciência e engenharia

Larissa Louhsrania - Estagiária da Rádio Nacional* - Brasília
13/04/2021

Nove projetos de estudantes brasileiros foram escolhidos para representar o país na feira Regeneron Isef destinada a jovens que pretendem seguir carreira no ramo da ciência e engenharia. O evento começa no dia 16 de maio, nos Estados Unidos.

O estudante do Distrito Federal Wanghley Martins, de 18 anos, é um dos selecionados. Ele é aluno do Instituto Federal de Brasília (IFB), e desenvolveu um equipamento simples e de baixo custo que tem a capacidade de fazer um diagnóstico mais rápido do mal de Parkinson - doença neurológica e degenerativa que afeta os movimentos.

A pesquisa foi uma das mais premiadas na Febrace 2021, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O destaque no evento rendeu a Wanghley o convite para apresentar o projeto também na Conferência Internacional de Jovens Cientistas na Sérvia, no final de abril.

O jovem pesquisador conta como surgiu o interesse pela ciência e a tecnologia.

“Quando você está dentro de uma pesquisa ou participando de competições, você descobre um gosto, seja pra um hobby, seja para um ramo profissional, como é o meu caso. Foi graças a essa pesquisa que eu decidi, além de tentar bolsas para estudar fora do país na área de ciências da computação, que é o que eu estou trabalhando neste ano, também me especializar na área de engenharia biomédica, sobretudo na área de doenças neurodegenerativas”.

A professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Febrace, ressalta a importância de as escolas incentivarem os estudantes a buscar mais conhecimento.

“É muito importante que as escolas incentivem seus estudantes a desenvolverem projetos, porque quando eles fazem projetos de verdade, de pesquisa científica, pesquisa tecnológica, eles se apaixonam pelo conhecimento. Porque eles identificam ali propósito, problemas, questões que eles querem entender, problemas que eles querem resolver, e com isso eles realmente conseguem enxergar um valor muito grande de ir em busca de conhecimento pra colocar esse conhecimento em prática e resolver as questões que eles escolhem”.

Por causa da pandemia de covid-19, a Conferência Internacional de Jovens Cientistas ocorrerá em ambiente virtual.
*Com supervisão de Bianca Paiva
Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.