terça-feira, 4 de maio de 2021

UFF recebe sua maior pontuação no Índice Geral de Cursos

UFF recebe sua maior pontuação no Índice Geral de Cursos

SCS
03 MAI 2021

A Universidade Federal Fluminense (UFF) atingiu sua maior pontuação no Índice Geral de Cursos. Nos dados divulgados no final de abril pelo INEP, a UFF atingiu conceito 4, com IGC contínuo de 3,61. Nos últimos três anos (2017-2019), o IGC da UFF tem aumentado consistentemente, passando de 3,52 (2017), para 3,55 (2018) e 3,61 (2019). Isto coloca a UFF entre a 20 e a 22ª posição entre as Universidades Federais.

O IGC é um indicador calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com escala de 1 a 5, para qualificar as instituições de ensino superior. O estudo é um dos instrumentos de avaliação da educação superior no Brasil e é publicado anualmente após a divulgação dos resultados do Enade. A UFF possui nota máxima (5) no Conceito Institucional do Ministério da Educação, avaliação elaborada a cada cinco anos e que leva em consideração outros indicadores, como infraestrutura e corpo docente.

De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, esse é um resultado a ser comemorado, na medida em que a universidade vem apresentando melhora consistente nos indicadores de avaliação, a despeito das restrições orçamentárias. “Isso é mais uma das muitas evidências da luta incessante de nossa comunidade acadêmica para fazer de nossa universidade um centro de excelência de ensino, pesquisa e extensão. Mesmo com os repetidos cortes em nosso orçamento, conseguimos mostrar que a UFF consegue realizar com grande qualidade, avançando tanto na excelência acadêmica quanto em suas políticas de inclusão social”, afirmou o reitor.

IGC
O Índice Geral de Cursos (IGC) é calculado como uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação, mais especificamente o Conceito Preliminar de Cursos, CPC, e os conceitos dos cursos de pós-graduação. Na UFF, o peso atual é de 68,7 % dos cursos de graduação, 16,9 % dos cursos de mestrado e 14,4 % dos cursos de doutorado.

O índice leva em conta, ainda, a quantidade de estudantes, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação atribuídos pela Capes na última avaliação quadrienal e a distribuição dos estudantes entre a graduação e a pós-graduação. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos, de graduação, mestrado e doutorado, da mesma instituição de ensino.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.