quinta-feira, 17 de junho de 2021

Brasil assina acordo de cooperação com Programa Artemis, da Nasa

Brasil assina acordo de cooperação com Programa Artemis, da Nasa

Sayonara Moreno, Repórter da Rádio Nacional - Brasília
15/06/2021

Mais de 50 anos depois que o homem pisou à lua, pela primeira vez, a contagem regressiva para o retorno ao solo lunar começou. E o Brasil é o primeiro país da América Latina a assinar acordo de cooperação com o Programa Artemis, da Nasa, Agência Espacial Americana.

Artemis é o nome do programa lunar que prevê parcerias internacionais e com a iniciativa privada, para enviar um astronauta e, desta vez, também a primeira astronauta mulher e negra, ao satélite natural terrestre, em 2024.

O acordo foi assinado em cerimônia nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, entre os Ministérios de Relações Exteriores e de Ciência e Tecnologia; e o governo norte-americano, por meio da Nasa. Em mensagem gravada e exibida no evento, em Brasília, o administrador da Nasa, Bill Nelson celebrou a parceria.

O presidente Jair Bolsonaro destacou a participação do Basil no acordo e agradeceu pela aprovação da parceria com o país.

Antes do esperado pouso na superfície lunar, em 2024, outras duas missões não tripuladas estão previstas. Segundo a Nasa, o foguete desenvolvido para a missão humana vai enviar os astronautas à lua, a bordo da espaçonave Orion, que seguirá a viagem a duzentos e cinquenta mil quilômetros da Terra, até a órbita da Lua. Por lá, os astronautas desembarcam e entram em um sistema de pouso humano para a expedição ao solo da Lua.

A segunda visita de humanos ao satélite vai auxiliar na coleta de conhecimento e experiências para uma missão ainda mais desafiadora: a ida humana ao planeta Marte.
Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.