sexta-feira, 25 de junho de 2021

Citros é tema de capacitação on-line nesta terça (29)

Citros é tema de capacitação on-line nesta terça (29)

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados


Produtores e técnicos interessados em adquirir conhecimentos sobre citros poderão acompanhar, na próxima terça-feira (29), a partir das 9h, a palestra técnica on-line “Citros: do plantio à colheita”, que será ministrada pelo pesquisador Eduardo Augusto Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) no canal da Embrapa no Youtube.

A palestra é a segunda de uma série de 17 temas da Capacitação em Fruticultura Tropical promovida pela Embrapa Cerrados (DF), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Emater-DF. Ao longo deste ano e até fevereiro de 2022, a cada 14 dias, sempre às terças-feiras às 9h, será realizada uma palestra com pesquisadores de diversas unidades da Embrapa, com a participação de técnicos, extensionistas e especialistas da Emater-DF, da Emater Goiás, e da Emater-MG e das demais instituições parceiras. Os conteúdos ficarão disponíveis no canal da Embrapa no YouTube.

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados e coordenador do evento, Fábio Faleiro, a iniciativa conta com o apoio de profissionais da pesquisa, extensão rural e ligados às políticas públicas. “Dessa forma, poderemos realmente impactar de forma prática as cadeias produtivas da fruticultura em várias regiões do Brasil, fazendo a inclusão produtiva e melhorando a qualidade de vida dos produtores rurais”, afirma.

A iniciativa conta com o apoio da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), uma das Rotas de Integração Nacional lançada em junho pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com o objetivo de profissionalizar a cadeia produtiva da fruticultura, integrando os subsistemas de insumos, produção, extrativismo, processamento e comercialização por meio da criação de sistemas agroflorestais, agroindustriais e de serviços especializados. Participam a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além de órgãos de extensão rural, associações e entidades locais.

Os temas das palestras foram definidos a partir e um trabalho de prospecção realizado pela Embrapa Cerrados (DF) e pela Emater-DF, com apoio da Emater-MG, Emater-GO e da Rota da Fruticultura, que buscou identificar as culturas mais importantes visando à elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento regional com a melhoria das condições de vida de produtores rurais do segmento na região do Cerrado. São eles: maracujá; banana; manga; abacate; graviola; frutas nativas do Cerrado; mamão; citros; pitaya, abacaxi, goiaba, uva de mesa, uva para vinho e suco, frutas vermelhas, frutas temperadas em ambientes tropicais, mercado de frutas frescas e agroindústria e cultivo orgânico de frutas.

Durante a Rota da Fruticultura, os técnicos da Emater-DF, da Emater-MG e da Emater Goiás realizarão visitas técnicas a propriedades com experiência de sucesso em cada tema abordado nas palestras. A primeira visita técnica será realizada a próxima quarta-feira (30), em propriedades do Núcleo Rural Pipiripau, no DF. Em função da pandemia da Covid-19, as visitas não serão abertas ao público em geral, mas serão registradas em vídeo pela organização do evento.

Programação de palestras
A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema “Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado”, e foi realizada no último dia 15 pelo pesquisador Fábio Faleiro, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados (DF).

Ao reforçar o convite para a palestra sobre citros desta terça-feira (29), Aldo Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, salienta a amplitude de regiões geográficas que podem comportar a fruticultura tropical. “E nada mais importante do que recebermos treinamentos sobre as melhores técnicas de cultivo e da parte de mercado. Espero que todos aproveitem a palestra on-line, neste momento em que precisamos de diversificar as formas de levarmos informações ao público”, diz.

Outras três palestras já têm datas definidas. No dia 13 de julho, a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados, fala sobre o “Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas”. “Uma parte da palestra será voltada ao pequeno produtor e sobre como ele pode organizar o plano de negócio. Falamos da situação de mercado interno e externo das principais fruteiras. Também abordamos o mercado da agroindústria e oportunidades para o aproveitamento de subprodutos do processamento de frutos”, adianta a pesquisadora. Acompanhe aqui.

“Uvas de mesa: cultivares, sistema de produção e mercado” será o tema apresentado por João Dimas Garcia Maia, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) no dia 27 de julho. A palestra poderá ser assistida aqui.

E no dia 10 de agosto, Giuliano Elias Pereira, também pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, aborda o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas”. Assista aqui.

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados


Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO

Fonte: Embrapa Cerrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.