quinta-feira, 17 de junho de 2021

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Óleo da polpa do tucumã foi estudado em pesquisa na UFRJ

Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional - Brasília
16/06/2021 

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de florestas tropicais.

Pouco explorado pela agroindústria brasileira, o tucumã é uma espécie nativa da Amazônia que apresenta alta concentração de gorduras tanto na polpa quanto na semente.

A doutoranda do programa de Pós-Graduação de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, responsável pela pesquisa, Maria Fernanda dos Santos, explica que a exploração do tucumã acontece de forma sustentável.

Segundo a pesquisadora, os resultados foram obtidos a partir do fracionamento do óleo da polpa do tucumã.

Ainda de acordo com Maria Fernanda dos Santos a pesquisa mostrou que, além da sustentabilidade o óleo de tucumã também tem propriedades nutricionais melhores que a do óleo de palma.

Novos estudos com o tucumã ainda estão em andamento no laboratório de Lipídios e Derivados da Escola de Química da UFRJ como o de blends, mistura do óleo da polpa com a gordura da semente, também para uso da indústria alimentícia.
Edição: Sheily Noleto e Luiz Claudio Ferreira

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.