quinta-feira, 24 de junho de 2021

Novos testes de covid podem acelerar testagem em massa no Brasil

Novos testes de covid podem acelerar testagem em massa no Brasil

Exames utilizam saliva para detectar o vírus e têm alta sensibilidade

Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo
23/06/2021

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, desenvolveram dois novos métodos para identificar casos de covid-19, com potencial para acelerar a testagem em massa no país.

Os dois testes utilizam a saliva para detectar o vírus e têm alta sensibilidade, a exemplo do teste padrão ouro RT-PCR; e ainda com a vantagem de ser ao menos um terço do preço do RT-PCR, que atualmente custa entre R$ 300 e R$ 450.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Ronaldo Censi Faria, o primeiro teste desenvolvido por eles utiliza um dispositivo com o mesmo princípio de funcionamento do medidor de glicose; e o resultado sai entre 30 a 60 minutos, sendo possível receber o exame na tela do celular.

Além disso, Ronaldo Censi também falou que por meio desse método, há possibilidade de se detectar outras doenças ou condições como Alzheimer, Leichmaniose, câncer ou hanseníase.

No outro teste desenvolvido por eles, os pesquisadores utilizam uma plataforma já amplamente utilizada pelos laboratórios, chamada ELISA, que faz a leitura de enzimas, e que permite a análise de 96 amostras de saliva a cada meia hora. Desta forma, aumenta a quantidade de testes que podem ser feitos por dia, segundo Ronaldo Censi.

Ainda de acordo com os pesquisadores, por utilizar uma tecnologia já utilizada por laboratórios, esse tipo de teste poderia ser rapidamente adotado por empresas interessadas e resolver dois gargalos da testagem em massa no país: o custo dos testes e o tempo de diagnóstico.
* Com produção de Renato Lima.
Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.