quarta-feira, 30 de junho de 2021

USP estuda uso da Ayahuasca no tratamento de ansiedade social

USP estuda uso da Ayahuasca no tratamento de ansiedade social

Nelson Lin, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo
30/06/2021

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto estudam o eventual uso do chá de Ayahuasca no tratamento do transtorno de ansiedade social. Os resultados dessa pesquisa são preliminares e foram publicados recentemente em um artigo científico.

O chá de Ayahuasca é preparado com plantas nativas da Amazônia e amplamente utilizado em rituais indígenas e de Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal. De acordo com o neurocientista Rafael Guimarães, a pesquisa foi motivada por relatos de experiências de pessoas nesses ritos.

A condição de transtorno de “ansiedade social” – causado pelo desconforto em situações que exigem interações com outras pessoas - é subnotificada no mundo todo. Estima-se que 2% a 7% da população no país tenha essa condição. Guimarães explica que essa condição dificulta várias atividades do dia a dia e pode levar a outros problemas, como: o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, as opções de tratamento são limitadas.

No estudo, conduzido por Rafael Guimarães, os 17 voluntários foram divididos em grupos, os que tomaram placebo e os que receberam uma dose baixa de Ayahuasca. E, em seguida, tiveram que realizar uma palestra em público. Os que tomaram o chá relataram uma sensação maior de auto confiança no momento da apresentação. Isso porque, de acordo com o cientista, a Ayahuasca contém substâncias como o DMT que de alguma forma interagem e ativam os receptores de serotonina, responsáveis por processar nossas interações sociais e emoções.

O neurocientista Rafael Guimarães lembrou que há também outros estudos em andamento sobre o uso de Ayahuasca em tratamento para depressão e dependência de outras drogas como o álcool.
Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.