sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Todas regiões do planeta já estão afetadas pelas mudanças climáticas

Todas regiões do planeta já estão afetadas pelas mudanças climáticas


Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
09/08/2021

© Divulgação/Defesa Civil RS

Todas as regiões do planeta Terra já estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas. É o que afirmam cientistas ligados ao IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, em relatório lançado nesta segunda-feira em Genebra, na Suíça.

O documento mostra que os eventos climáticos extremos aumentaram de frequência na maioria das áreas terrestres do planeta, desde 1950. Esses eventos devem ficar ainda mais frequentes nas próximas décadas, como consequência direta do aquecimento global. Os cientistas preveem que se a temperatura do planeta aumentar quatro graus, por exemplo, o número de eventos climáticos extremos em algumas regiões pode ser nove vezes maior.

O relatório mostra que a temperatura média da Terra aumentou drasticamente nos últimos 50 anos. Em um seminário online realizado pela Fapesp para analisar o estudo, o pesquisador da instituição João Ometto, que é especialista em mudanças climáticas globais, ressaltou que o aquecimento global é consequência inequívoca da ação humana, e que isso está documentado no relatório científico do IPCC.

O relatório do IPCC também apresenta leituras regionais do clima em áreas específicas do planeta. No Brasil, segundo o estudo, as mudanças climáticas estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento, que substitui a cobertura florestal por áreas de pasto e lavouras de monocultura agrícola.

O relatório dos cientistas do IPCC foi enfático sobre a necessidade urgente de se reduzir as emissões de gases estufa em escala global. Caso não seja feito um esforço internacional nesse sentido, o nível aquecimento global pode alcançar ou exceder um grau e meio ainda nesta década.

O pesquisador do Inpe e autor-líder do novo Atlas de Mudanças Climáticas, Lincoln Alves, que também participou do seminário virtual da Fapesp, explicou que pequenas variações na temperatura média do planeta são suficientes para prejudicar significativamente atividades essenciais à sobrevivência humana.

O relatório apresentado nessa segunda-feira , na Suíça, é resultado das pesquisas do Grupo de Trabalho 1 do IPCC, que resume todo o conhecimento das ciências relacionadas ao clima no planeta.
Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.