quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Brasil tem alto consumo de inteligência artificial, mas falta pesquisa

Brasil tem alto consumo de inteligência artificial, mas falta pesquisa


Lucas Pordeus Leon* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
22/09/2021

O domínio da tecnologia da inteligência artificial pelo Brasil é uma necessidade da economia digital 4.0, que se expande pelo mundo, alertam especialistas. Na Câmara dos Deputados, tramita em regime de urgência um projeto que cria o marco regulatório do setor no país.

Um estudo da Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou inteligência artificial no mundo, segundo informou o coordenador de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Christian Perrone.

Para o especialista, o Brasil já tem muito consumo de inteligência artificial e muita contratação de tecnologia de fora. Porém, na avaliação de Christian Perrone, o país ainda está iniciando na área de pesquisa e com pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia.

O coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade ressalta que China e Estados Unidos são as duas principais nações com domínio sobre essa tecnologia, muito à frente dos demais países. E para ter relevância no cenário internacional, o Brasil precisa dominar a inteligência artificial, segundo argumenta a juíza federal e organizadora do livro 'Justiça Digital e Regulação 4.0', Isabela Ferrari: "A inteligência vai gerar efeitos significativos para população, governo, o terceiro setor e até para o posicionamento estratégico do Brasil no âmbito internacional."

No Brasil, o primeiro Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial foi inaugurado em outubro do ano passado com recursos da Fapesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da IBM, multinacional estadunidense de tecnologia.

Um dos pesquisadores do centro com sede na USP, a Universidade de São Paulo, é o professor Fernando Osório. O especialista no desenvolvimento de carros autônomos ressaltou que o centro busca difundir conhecimento e pesquisa sobre Inteligência Artificial no Brasil. O pesquisador completou que, após o lançamento do primeiro centro de inteligência artificial em 2020, novos sete centros especializados foram inaugurados no Brasil com foco nas áreas de saúde, cidades inteligentes, indústria ou agronegócio.
Série Inteligência Artificial
Produção: Michele Moreira
Sonoplastia: José Maria Pardal
Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.