segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Gameterapia é opção crescente em tratamentos de reabilitação corporal

Gameterapia é opção crescente em tratamentos de reabilitação corporal


Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
06/09/2021

Para muitos pacientes os tratamentos para reabilitar movimentos do corpo podem ser entediantes, por causa dos exercícios repetitivos e sessões cansativas. Uma solução cada vez mais difundida é a gameterapia, que usa videogames para auxiliar no tratamento.

Uma empresa de Belo Horizonte(MG) produz jogos eletrônicos com captura de movimentos voltados para esse tipo de terapia. O sócio e fundador Welington Teixeira conta que a ideia da empresa surgiu quando ele, que é profissional de tecnologia, era paciente da sua atual sócia. No sistema desenvolvido, uma câmera filma a pessoa e detecta braços e partes do corpo. Teixeira explica que o sistema se adapta melhor às necessidades dos pacientes do que os videogames comuns, porque permite calibrar os movimentos da pessoa aos do jogo, como num jogo de futebol, por exemplo, com as posições de atacante ou de goleiro.

Segundo o empresário, o sistema foi criado inicialmente para reabilitação motora. Mas depois identificaram o uso dos jogos para tratamento cognitivo, por causa dos estímulos visuais com cores e movimentos.

Além dos impactos diretos na recuperação do paciente, o lado lúdico e a diversão proporcionada pelos jogos é um fator de engajamento, conforme explica o fisioterapeuta Saul Rassy Carneiro, do Hospital Universitário João de Barros Barreto, que faz parte da Rede Ebserh, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Segundo ele, o “avatar” da pessoa no jogo, permite que a gameterapia estimule os processos de reabilitação funcional dos pacientes.

A técnica pode ajudar no tratamento de doenças neurológicas, ortopédicas, reumáticas, cardíacas, pulmonares e oncológicas. Até pacientes que sofrem com sequelas decorrentes da covid-19 podem contar com a gameterapia para recuperar a qualidade de vida.
Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.