quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Pantanal: Estudo aponta morte de 17 milhões de animais em queimadas

Pantanal: Estudo aponta morte de 17 milhões de animais em queimadas


Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
16/09/2021

As queimadas que atingiram a região do Pantanal no ano passado mataram, pelo menos, 17 milhões de animais. A conclusão é de um estudo realizado por 30 pesquisadores da Embrapa Pantanal, do ICMBio e do Ibama, além de universidades federais e organizações não-governamentais.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores fizeram uma série de transectos - trilhas em linha reta, para coletar as amostras de animais mortos nos incêndios. Ao todo, o grupo percorreu 114 quilômetros de transectos por todo o Pantanal. A partir das amostras, os pesquisadores aplicaram um modelo matemático para chegar ao número de dezessete milhões de animais vertebrados mortos pelos incêndios em 2020.

A bióloga Gabriela Alvarenga, pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, participou da força-tarefa. A cientista conta que 60% das vítimas foram serpentes aquáticas, que são animais abundantes no terreno alagadiço do Pantanal.

A pesquisadora explicou que a ciência precisa de mais tempo para avaliar os impactos que as queimadas estão causando no Pantanal. Gabriela Alvarenga ressaltou, no entanto, que as mudanças climáticas estão agravando as secas na região, aumentando a probabilidade de novos incêndios.

Os resultados do estudo abrangem o período entre janeiro e novembro de 2020. No ano passado, o Pantanal sofreu o maior incêndio já registrado na região. As chamas destruíram cerca de 4 milhões de hectares, o que representa 26% da área de todo o bioma.
Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.