quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Projeto Parent in Science é finalista ao prêmio Mulheres Inspiradoras na Ciência

Projeto Parent in Science é finalista ao prêmio Mulheres Inspiradoras na Ciência


SCS
22 SET 2021


O projeto Parent in Science, criado por pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, com o objetivo de fomentar a discussão sobre a maternidade e paternidade dentro do universo da ciência no país, é um dos cinco finalistas ao prêmio Mulheres Inspiradoras na Ciência. A premiação, concedida anualmente pela revista científica Nature, em parceria com a empresa de cosméticos Estée Lauder Companies, reconhece pesquisadoras e organizações que defendem o avanço da igualdade de gênero na comunidade científica.

A Universidade Federal Fluminense é representada no projeto Parent in Science pela docente do Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Letícia de Oliveira. A professora também é coordenadora, juntamente com a docente Karin Calaza, do Grupo de Trabalho "Mulheres na Ciência" (https://www.mulheresnaciencia.org/), instituído em 2018 como uma das ações de destaque da UFF para a construção da equidade de gênero na universidade. Neste sentido, a pesquisadora destaca a importância de sua participação no projeto Parent in Science:

“Como coordenadora deste GT e membro do núcleo central do Parent in Science, tenho feito a integração entre estes dois movimentos. A indicação à lista de finalistas deste prêmio da Nature é um reconhecimento também das conquistas internas que a UFF tem alcançado de maneira pioneira e inspiradas pelo movimento mais geral, o Parent in Science”, explica Leticia.

A docente cita ainda algumas importantes realizações da UFF relacionadas ao tema da equidade de gênero: “Fomos a primeira universidade no Brasil a inserir políticas de apoio à maternidade em um edital. Isto ocorreu em 2019, no edital PIBIC no qual as cientistas que haviam sido mães durante o período de avaliação do currículo tiveram uma pontuação extra, para compensar a esperada queda de produtividade após o nascimento (ou adoção) de um filho. Outra conquista importante foi a recente alteração no regulamento geral dos cursos de pós-graduação stricto sensu com várias políticas de apoio à maternidade”, finaliza.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.