terça-feira, 14 de setembro de 2021

UFF é contemplada com a oferta de mais de 360 vagas de estágios em Niterói

UFF é contemplada com a oferta de mais de 360 vagas de estágios em Niterói


SCS
14 SET 2021

A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi contemplada com a oferta de mais de 360 vagas de estágios, nas mais diversas áreas, na cidade de Niterói. A realização foi resultado de uma nova parceria da UFF com a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), por meio de uma articulação entre a Pró-reitoria de Graduação e a Fundação Municipal de Saúde(FMS).

Segundo o reitor da UFF, o prof. Antonio Claudio da Nóbrega, a parceria deu maior institucionalidade para a oferta das vagas, além de ampliar a oportunidade para mais cursos da Universidade.

“A UFF possui mais de 1300 convênios de estágio, temos convênios em todos os municípios em que a Universidade possui campus. É uma grande conquista! Seguimos no compromisso de ampliar cada vez mais a oferta de vagas de estágio para os estudantes. É essencial a experiência profissional supervisionada na forma dos estágios para formação do aluno e prezamos muito pela qualidade dos profissionais que saem da UFF. Além de serem a marca da Instituição, são a esperança de transformação do nosso país”, afirma o reitor.

“A reorientação da parceria UFF e FMS contribuiu com um fluxo mais adequado ao atendimento das demandas de estágio, além da maior institucionalidade no processo que possibilitou não só a reabertura da oferta de vagas de estágio após um ano de suspensão, devido a pandemia, mas também a incorporação de outras áreas, além da saúde. Este processo vem de encontro à retomada gradual e segura das atividades acadêmicas na UFF, possibilitando uma formação profissional ampliada e integrada aos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS)", ressalta a pró-reitora de graduação, profª Alexandra Anastácio.

Neste ano, devido a parceria com a UFF, o procedimento para oferta de vagas pela prefeitura municipal passou por otimizações, como a centralização de algumas etapas iniciais que começou a ser coordenada pela Pró-reitoria de Graduação, possibilitando um melhor fluxo de informações e, consequentemente, a ampliação de vagas e áreas de conhecimento.

“O processo ficou mais ágil e direto: antigamente, além da Divisão de Estágio, estudantes e cursos também buscavam oportunidades de estágio de forma descentralizada, o que comprometia a gestão deste processo. Agora o município nos envia a relação de vagas ofertadas a fim de que os coordenadores de cursos apresentem interesse nas oportunidades oferecidas. Na sequência, articulamos o contato direto entre o coordenador e o setor responsável pela vaga” explica a pró- reitora de graduação, profª Alexandra Anastacio.

Entre os cursos que manifestaram interesse na oferta de vagas estão o de biologia, biomedicina, enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social, engenharia de produção e arquitetura.

A professora Christina Gaspar Villela, Coordenadora do Curso de Biomedicina, recebeu os contatos pela pró-reitoria de graduação e, nesta última semana, realizou a primeira reunião com o Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP) vinculado à Vice Presidência de Atenção Coletiva Ambulatorial e da Família (VIPACAF), ambos da Fundação Municipal da Saúde (FMS) de Niterói.

“Em um primeiro momento nos foi oferecida duas vagas para estágio em análises clínicas, sendo uma na Policlínica Barreto Laboratório João Vizela e a outra no Laboratório do Largo da Batalha. A reunião foi para apresentação do Curso e analisarmos a proposta. Vale mencionar que segundo o NEPP o convênio com a UFF está concretizado como Convênio Guarda-Chuva há anos, porém o Curso da Biomedicina não havia sido contemplado”, relata a coordenadora.

Segundo a professora a reunião encaminhou de forma positiva e ficou acordado que a proposta de convênio entre o Curso da Biomedicina e a FMS será estabelecida não só no momento pandêmico, mas também no pós-pandêmico.

“Ambas representantes da FMS me apresentaram setores que abrirão a perspectiva de estágios no âmbito de Análises Clínicas, bem como em Gestão em Vigilância e Saúde e em Pesquisa Científica. Portanto, a proximidade do Curso de Biomedicina se daria não somente no campo de estágio em AC, mas ampliando para a possibilidade da inclusão dos alunos da habilitação nestas áreas, além da produção de artigos científicos. Enfim, fiquei muito satisfeita com as perspectivas, não somente por dar maior visibilidade ao Curso, mas por entender que é necessário ao estudante possuir um sólido embasamento teórico prático para que seu contato direto com a atividade profissional, por meio do estágio, seja proveitoso”, comemora Christina.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.