quinta-feira, 23 de setembro de 2021

UFF Lança Nova Edição do Fopesq

UFF Lança Nova Edição do Fopesq

SCS
22 SET 2021


A Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou mais uma edição do Programa de Fomento à Pesquisa (FOPESQ), edital que viabiliza a compra de materiais de consumo para uso em laboratórios e serviços de terceiros associados à manutenção de equipamentos. A chamada terá o valor de R$1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais) de acordo com a disponibilidade orçamentária.

“Temos nos movimentado para dar continuidade a todos os programas de fomento à pesquisa, extensão e assistência estudantil. Sabemos que em momentos de crise dar suporte para a comunidade acadêmica e investir em ciência é essencial, tanto para avançarmos como instituição como para ser suporte para sociedade e colaborar ainda mais para o desenvolvimento social e econômico. Por isso, mesmo diante da crise orçamentária enfrentada pelas universidades públicas federais, decidimos manter o programa. O Fopesq é apenas uma, entre tantas iniciativas, que queremos ampliar, criar e avançar para consolidar a UFF como referência de valorização à ciência, a educação e ao(a) pesquisador(a)”, afirma o reitor da UFF prof. Antonio Claudio da Nóbrega

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Profª Andrea Latgé, na edição 2021 será realizado um apoio especial aos jovens pesquisadores que não são ainda contemplados com bolsas tradicionais como os de Cientista de nosso Estado (CNE) da FAPERJ e os grants das bolsas de Produtividade do CNPq (PQ1), reservadas aos estratos de pesquisadores mais seniors.

“A PROPPI entende que o FOPESQ deva atender prioritariamente este público mais jovem que vem consolidando seus espaços como pesquisadores da Universidade. Neste momento de tão poucos recursos e valorização da ciência, entendemos o FOPESQ como uma ação fundamental de apoio à continuidade das pesquisas realizadas na universidade por seus alunos de PIBIC, PIBIT, mestrandos e doutorandos e para toda a comunidade científica. Incentivamos todos a se candidarem", ressalta a pró-reitora.

O requisitos para poder participar da chamada deste ano estão dispostos no edital, inclusive a exigência do docente ser do quadro permanente da UFF em regime integral, credenciado ou não em Programa de Pós-Graduação e atender às diretrizes determinadas pela Proppi que dispõe sobre o desenvolvimento das atividades acadêmico-científicas relacionadas aos cursos de pós-graduação e pesquisa no período de pandemia de Coronavírus (IN Proppi nº 04 - 2021), além das Instruções de cada Unidade para funcionamento de laboratórios durante a pandemia de COVID-19.

Os itens financiáveis no edital compreendem aqueles indispensáveis à realização do projeto, como material de consumo, peças de equipamentos, pequenos reparos e adaptações de infraestrutura, despesas de importações, serviços de terceiros por pessoas jurídicas, dentre outros. O valor máximo concedido nesta chamada é de R$ 10.000,00 por proposta e cada docente poderá submeter apenas uma.

Uma característica importante na gestão da execução do FOPESQ é que os recursos serão depositados diretamente na conta do pesquisador, que terá a liberdade de buscar no mercado o melhor preço e a adequação técnica do item que necessita e, ao final, prestar contas à PROPPI do conjunto de recursos recebidos. Dessa forma, será conferida mais agilidade e mais eficiência nos gastos.
Arquivo anexo:

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.