sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central


Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
21/09/2021

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central foi lançado nesta terça-feira pela Unesco, com ajuda de multinacionais de grifes francesas. São previstas 118 ações para essa reserva, que foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

As ações estão planejadas até 2025, o coordenador de Ciências da Unesco no Brasil, Fabio Eon explicou que os objetivos básicos são ajudar a proteção biodiversidade, promover o desenvolvimento sustentável e auxiliar a promoção do conhecimento científico, aliado também a valorização dos saberes tradicionais.

O representante da Unesco ressaltou que a organização assinou um termo de cooperação com o conglomerado francês LVMH, que reúne as multinacionais de produtos de luxo como Louis Vuitton, Moet & Chandon e Hennessy, interessadas em fortalecer as reservas ambientais no Brasil.

Além da Unesco, participaram da elaboração do Plano de Ação o governo do estado do Amazonas e a ONG Fundação Amazônia Sustentável. O superintendente-geral da ONG, Virgílio Viana, destacou que o sucesso do plano vai depender da capacidade de captar recursos para financiar os projetos de gestão desses territórios e de desenvolvimento sustentável.

Além de captar recursos para preservação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central, que reúne 289 territórios, entre reservas federais, estaduais, terras indígenas e quilombolas, o Plano de Ação também prevê o desenvolvimento de pesquisas que apoiem a gestão das reservas, buscando a cooperação transnacional, além da criação de equipes próprias para divulgar e gerir os projetos dentro da região.
Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.