quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

UFF alerta para o aumento de casos de Covid-19

UFF alerta para o aumento de casos de Covid-19


SCS
12 JAN 2022


O estado do Rio de Janeiro tem registrado a circulação comunitária da variante Omicron, o que pode acarretar um aumento do número de infecções pelo SARS-COV-2 nos próximos dias. Ainda não é possível dimensionar a duração desse aumento; entretanto, a Reitoria da Universidade Federal Fluminense alerta a comunidade de discentes, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores para que reforcem as medidas de segurança indicadas pela Universidade, GT COVID UFF e autoridades sanitárias. Entre elas, o uso de máscaras e a vacinação para prevenção e controle da doença.

Pessoas com confirmação de Covid-19 devem realizar isolamento domiciliar, de acordo com as orientações constantes no plano de contingência da UFF. Em caso de contato com pessoas doentes, a orientação é fazer um teste, reforçar o uso de máscara e redobrar a atenção quanto ao aparecimento de sintomas. Além disso, todos devem completar o esquema de vacinação contra a Covid-19, com três doses (duas iniciais mais a dose de reforço, de acordo com o intervalo recomendado). Informações estão disponíveis em: https://coronavirus.rio/vacina/.

Considerando as evidências científicas e as diretrizes das autoridades locais, às quais o STF assegurou liberdade para adotar medidas de combate à pandemia, no exercício de suas atribuições e no âmbito de seus territórios, apresentamos as seguintes orientações à comunidade:
Atividades administrativas estão amparadas nos planos de contingência da UFF e locais que orientam a execução de atividades remotas em situação de agravamento do cenário epidemiológico. As chefias podem promover o redimensionamento das atividades priorizando o formato remoto, sem prejuízo das atividades presenciais necessárias, de acordo com a normativa vigente na UFF.

Atividades acadêmicas referentes ao segundo semestre de 2021 se encerram no dia 12 de fevereiro e estão sendo realizadas prioritariamente no formato remoto, de acordo com a Resolução CEPEX 197. Poderá ser reavaliada a continuidade das aulas práticas que estão ocorrendo em formato presencial, considerando o cenário epidemiológico local, os planos de contingência vigentes, a adequação do espaço físico utilizado para as atividades e o planejamento da disciplina.
Atividades laboratoriais envolvendo pesquisa e trabalhos de conclusão de curso de graduação poderão ser reorientadas para o formato remoto, considerando o cenário epidemiológico local, os planos de contingência vigentes, a adequação do espaço físico utilizado para as atividades e o planejamento e prazos das atividades.

Além disso, para a garantia de segurança adicional nas atividades presenciais, a Reitoria atuará junto às empresas terceirizadas para assegurar a oferta adequada dos EPI necessários à realização das atividades dos nossos colaboradores de forma segura.

Outrossim, informamos que a minuta de Resolução CEPEX sobre as atividades acadêmicas de 2022, a partir de 28 de março, foi submetida à consulta pública e está em análise, considerando o cenário epidemiológico vigente para a definição das atividades acadêmicas de forma segura.

A Reitoria está acompanhando os desdobramentos relacionados ao atual cenário epidemiológico e vem atuando de forma diligente no enfrentamento à Covid-19. Desta forma, em razão do aumento do número de casos de Covid-19, desde segunda-feira, dia 10 de janeiro, a UFF reabriu o drive-thru de testagem gratuita da doença no Campus do Gragoatá, em colaboração com a Prefeitura de Niterói.
Arquivo anexo:

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.