sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Anac recebe pedido de certificação de aeronave de pouso vertical

Anac recebe pedido de certificação de aeronave de pouso vertical


Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
13/02/2022 

A Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, recebeu o primeiro pedido de certificação de aeronave de pouso e decolagem vertical para operação em cidades. O órgão já validou a solicitação e deu início ao processo para certificar o equipamento da empresa Eve, que pertence à Embraer.

Segundo a Anac, a certificação vai acompanhar o desenvolvimento da aeronave EVE-100, que ainda está em estágio inicial. Essa é uma nave do tipo eVTOL, sigla em inglês para aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical. Ela funciona como um helicóptero, sem precisar de uma pista para decolar.

Uma série de etapas e vai avaliar requisitos de segurança, que são baseados em critérios já estabelecidos e alinhados com outras autoridades internacionais. Esse processo deve ajudar também no desenvolvimento do ambiente regulatório

Segundo o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, o Brasil entra para o grupo de países que desenvolvem aeronaves com essa tecnologia. E essa certificação não mira apenas o mercado nacional.

O EVE-100 será projetado para transportar quatro passageiros e um piloto. A aeronave é totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono, de acordo com a empresa desenvolvedora.
Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.