quarta-feira, 23 de março de 2022

Estudante ingressante UFF 2022.1 – está chegando a solicitação de inscrição em disciplinas

Estudante ingressante UFF 2022.1 – está chegando a solicitação de inscrição em disciplinas


PROGRAD
21 MAR 2022


Os estudantes ingressantes na Universidade Federal Fluminense (UFF) no 1º período letivo de 2022 que já efetuaram o procedimento de pré-matrícula e foram considerados aptos para a vaga correspondente devem ficar atentos à solicitação de inscrição em disciplinas e, assim, efetivar a matrícula na UFF. Para isso, é preciso atentar às orientações a seguir. Antes de tudo, é necessário que o ingressante observe as orientações disponíveis na página do respectivo processo seletivo pelo qual ingressou para obter as informações específicas de cada convocação.

Para os candidatos já considerados aptos na pré-matrícula e que já estejam com número de matrícula gerado, a Solicitação de inscrição poderá ser feita de 22 a 24/03. Já os demais poderão solicitar a inscrição nas datas indicadas em Comunicado Oficial do processo seletivo.


1. PRIMEIRO PASSO - ACESSO AO NÚMERO DE MATRÍCULA
- Ingressantes que nunca tiveram vínculo com a UFF
Os ingressantes que nunca tiveram vínculo com a UFF deverão, primeiramente, realizar o procedimento para criação da senha no Portal do Sistema Acadêmico da UFF, acessando https://app.uff.br/portal.
Para isso, clicar em “Ativar Conta” e digitar o CPF. Dentro do portal, acessar o link Sistema Acadêmico IdUFF - https://app.uff.br/iduff - na parte inferior esquerda. No IdUFF, o estudante encontrará o número de matrícula.
Acesse aqui a instrução completa para a ativação da conta e recuperação de senha.
- Ingressantes que possuem matrícula ativa em curso de graduação de instituição pública, inclusive na UFF
Os ingressantes que já possuem matrícula ativa em curso de graduação em instituição pública deverão solicitar o cancelamento da matrícula, pois é proibido que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, segundo a Lei nº 12.089, de 2009. Para isso, há dois caminhos:
• Se for estudante de curso de graduação presencial da UFF - deverá abrir um processo de solicitação de cancelamento de matrícula realizando os procedimentos indicados na página http://www.uff.br/?q=processo/cancelamento-de-matricula .
• Se for estudante de curso de graduação EAD da UFF – CEDERJ - deverá solicitar o cancelamento da matrícula, realizando os procedimentos indicados na Plataforma CEDERJ.
Depois de recebida a solicitação de cancelamento e efetivado o seu registro, a UFF gerará o novo número de matrícula e o ingressante poderá acessá-la no Sistema Acadêmico - https://app.uff.br/portal.

2. SEGUNDO PASSO - SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS pelo Sistema Acadêmico - Solicita UFF
De posse do número de matrícula e da senha de acesso ao portal, o ingressante deverá realizar os seguintes procedimentos para realizar a inscrição em disciplinas pelo Solicita UFF:
• Acessar o Portal Solicita UFF - https://app.uff.br/graduacao/solicita
• Clicar em Período de Ajuste
• Clicar em Inscrição para Ingressantes
• Clicar em Nova Solicitação
• Ler o texto e clicar em Enviar Solicitação
O ingressante que não conseguir acessar o Sistema Acadêmico - Solicita UFF deverá entrar em contato com a Central de Atendimento (atendimento@id.uff.br).

Pedimos sua atenção especial à caixa de spam do e-mail utilizado para a solicitação de criação de senha. Vale lembrar, ainda, que aqueles que já têm acesso ao Portal da UFF não precisam fazer o procedimento de recuperação de senha. Em caso de dificuldade de acesso aos Sistemas da UFF, o candidato deve entrar em contato direto com a Central de Atendimento STI - atendimento@id.uff.br .

PRONTO ! Depois de efetuar a solicitação, o ingressante aguardará a Coordenação de Curso realizar a inscrição nas disciplinas previstas para o primeiro período do curso e que comporão o plano de estudos do semestre letivo. O plano de estudos ficará disponível para consulta pelos estudantes no Sistema Acadêmico – IdUFF - https://app.uff.br/iduff/.

Você já pode consultar no Sistema Acadêmico – Quadro de Horários as turmas de disciplinas que serão oferecidas em 2022.1 com vagas para o seu Curso. Veja, também, se a Coordenação do seu curso já disponibilizou informações em página específica, em redes sociais ou por e-mail. Dica: no Sistema Quadro de Horários, você pode verificar o formato de oferta da turma da disciplina de seu interesse – esta informação aparece no campo “modalidade da turma” disponível na área de "informações básicas" da turma de disciplina que você optar por consultar.

1º semestre letivo de 2022
Na UFF, as atividades regulares do 1º semestre letivo de 2022 terão início em 28 de março e terminarão em 30 de julho de 2022, sendo realizadas, predominantemente, em formato PRESENCIAL e presencial mediado por tecnologia. Acesse aqui a normativa que contém as principais regras acadêmicas válidas para 2022.

Comprovante de vacinação
Não deixe de acessar o Portal do Sistema Acadêmico - https://app.uff.br/portal - para incluir o comprovante de vacinação contra a COVID-19. A UFF exigirá comprovante de vacinação para a realização de atividades presenciais em suas dependências. Para mais informações, acesse https://www.uff.br/?q=noticias/01-02-2022/uff-exigira-comprovante-de-vac... .

Precisa solicitar aproveitamento de estudos? Não precisa correr.
O ingressante interessado em solicitar DISPENSA DE DISCIPLINAS cursadas com aproveitamento em outra instituição de ensino superior deverá abrir um processo administrativo, por meio de peticionamento eletrônico, a partir de 28/03, conforme as orientações disponíveis em http://www.uff.br/?q=processo/dispensa-de-disciplinas.

O ingressante que já tenha cursado disciplina na UFF, por outro lado, deverá abrir um processo administrativo de CORRESPONDÊNCIA ENTRE DISCIPLINAS, por meio de peticionamento eletrônico, a partir de 28/03, conforme as orientações disponíveis em https://www.uff.br/?q=processo/correspondencia-entre-disciplinas .

Os interessados devem aguardar com tranquilidade a liberação do cadastro para o peticionamento do respectivo processo. Lembre-se: depois que o estudante peticionar a sua solicitação, a Coordenação de Curso terá procedimentos de análise e registros a executar. Tais procedimentos, contudo, não impedem que seja dado andamento a alterações em seu plano de estudos para o período letivo.

ATENÇÃO:
- Fique por dentro do que a UFF oferece a você! Acesse o perfil de estudante da página da UFF- http://www.uff.br/publico/estudante, https://www.uff.br/?q=estudantes e o Guia de Boas Vindas;
- Confira aqui os Calendários Escolar e Administrativo da UFF para o ano letivo de 2022, que contêm os principais eventos e períodos relacionados aos cursos de graduação presencial da UFF. Já informações sobre a tabela de feriados e pontos facultativos da UFF estão aqui;
- Efetuou a solicitação de inscrição em disciplinas? Se prepare para criar o UFFMail e para acessar o Google Classroom. As instruções para criação do UFFmail estão aqui. Para acesso ao Google Classroom consulte aqui. É fundamental que os estudantes acessem regularmente o UFFMail (@id.uff.br) para receber informações da UFF e também acessar o Google Classroom UFF, plataforma utilizada como suporte para atividades mediadas por tecnologia.
- Consulte aqui tudo sobre a matriz curricular, o quadro de horários e o banco de ementas das disciplinas dos cursos. Na página http://www.uff.br/?q=cursos/graduacao você também localiza bastante conteúdo a respeito da graduação da UFF;
- Quer saber os contatos das Coordenações de Curso? Acesse http://www.uff.br/setores/graduacao/coordenacao ;
- O material de apoio para abertura de processos da graduação implantados no SEI/UFF está disponível em https://www.uff.br/?q=material-de-apoio-sei . O manual do peticionamento eletrônico está na página https://www.uff.br/?q=manual, reforçando que o acesso ao módulo ocorrerá a partir de 28/03 para os novos estudantes ingressantes.
Contato com a UFF: os setores estão efetuando atendimento prioritário por E-mail. Acesse: http://www.uff.br/email .
A UFF agradece a sua escolha! Seja bem-vindo (a)!


#VivaOsReencontrosUFF

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.