quinta-feira, 23 de junho de 2022

CNPq e Ibict realizam lançamento do Lattes Data, repositório de dados de pesquisa

CNPq e Ibict realizam lançamento do Lattes Data, repositório de dados de pesquisa


21/06/2022

No dia 27 de junho, às 15h, será realizado o lançamento do repositório de pesquisa LattesData, uma parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O LattesData busca reunir, armazenar e divulgar o conjunto de dados científicos de pesquisadores beneficiários do CNPq


No dia 27 de junho, às 15h, será realizado o lançamento do repositório de pesquisa LattesData, uma parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento tem transmissão ao vivo pelo canal do CNPq no Youtube.

O LattesData busca reunir, armazenar e divulgar o conjunto de dados científicos de pesquisadores beneficiários do CNPq. A iniciativa é uma expansão da Plataforma Lattes com o objetivo de armazenar e permitir acesso aos dados oriundos dos projetos fomentados pelo CNPq, permitindo compartilhamento e reuso pela comunidade científica e acompanhamento pela sociedade, além de múltiplas oportunidades de inovação.

O lançamento vai contar com a participação de Evaldo Vilela, presidente do CNPq, Maria Zaira Turchi, diretora de cooperação institucional do CNPq, Lelio Fellows,coordenador-geral de cooperação internacional do CNPq, Cecilia Leite, diretora do Ibict, Bianca Amaro, coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Washington Segundo, coordenador da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica do Ibict, Rene Faustino Gabriel Junior, professor da UFRGS e Paulo Henrique Santana, pesquisador do CNPq.

O LattesData se insere no âmbito das ações de Ciência Aberta, que propõe acesso livre e gratuito à informação científica e aos dados de pesquisa, com maior transparência nos métodos científicos, e intensificação dos mecanismos de colaboração na ciência e da participação cidadã, desenvolvimentos que estão de acordo com princípios do Governo Aberto, tais como transparência, accountability, participação cidadã, tecnologia e inovação aberta.

Para assistir ao evento, acesse:


Fonte: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.