terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Instituto de Computação ganha painel que permite visualização de imagens em alta resolução

Instituto de Computação ganha painel que permite visualização de imagens em alta resolução
O Instituto de Computação da UFF acaba de receber o videowall OptIPortal, uma ferramenta de visualização que pode ser usada para atividades de ensino, pesquisa e comunicação entre duas ou mais instituições geograficamente distribuídas. O instituto foi contemplado na chamada do projeto de Visualização Remota da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), destinada a instituições de pesquisa conectadas à rede Ipê.

O conjunto consiste em um painel com quatro monitores de 47 polegadas full HD e um equipamento de videoconferência, conectados a uma rede de alta capacidade. O sistema do OptIPortal é controlado pela plataforma Sage (Scalable Adaptive Graphics Environment), que permite a execução de múltiplas aplicações. Com o sistema, é possível a visualização de dados complexos, simulações, séries temporais, mapas e vídeos em alta resolução, oriundos de fonte remota ou local.

Na UFF, o OptIPortal será utilizado principalmente para visualização cientifica, videoconferências e projetos de realidade virtual. Além de possibilitar reuniões simultâneas em que múltiplos dados, mapas, simulações e apresentações são visualizados, os estudantes do IC também poderão exibir remotamente no videowall a tela de seus laptops. A visualização de imagens é feita em resolução próxima a 4K.

Esteban Gonzalez Clua, professor do Departamento de Ciência da Computação, destaca que poucas instituições no Brasil possuem uma tecnologia como essa. "Receber este equipamento possibilitará uma integração com outras universidades distribuídas pelo mundo que trabalham com problemas relacionados. Também permitirá que sejam pesquisados novos paradigmas de interface e de visualização de imagens, expondo problemas de compressão e banda que devem ser bem resolvidos", explica Clua, que é coordenador do Medialab da UFF, laboratório focado no desenvolvimento e pesquisa nas áreas de entretenimento digital, jogos digitais, novas mídias interativas, computação gráfica e realidade virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.