terça-feira, 14 de maio de 2013

Professoras da UFF têm artigo sobre empreendedorismo social reconhecido internacionalmente

Professoras da UFF têm artigo sobre empreendedorismo social reconhecido internacionalmente 14/5/2013
Aline Bonifácio

O artigo científico “Microfinance and innovation ecosystem: evidence from Brazil and insights for social entrepreneurship” foi reconhecido como um dos melhores artigos de Administração na Conferência Internacional da Academy of Management 2013, a mais importante da área. A pesquisa analisou a atuação de três bancos comunitários brasileiros que oferecem microcrédito a indivíduos e pequenos negócios em comunidades de baixa renda, sob a perspectiva dos ecossistemas de inovação. Os bancos analisados foram o Banco Palmas e o Banco Paju, no Estado do Ceará, e o Banco Comunitário da Cidade de Deus, no Estado do Rio de Janeiro.

O estudo será publicado no “Best Paper Proceedings of the 2013 Academy of Management Meeting” e apresentado no 73º Encontro Anual da Academy of Management, que se realizará entre 9 e 13 de agosto deste ano, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. A autoria é das professoras Sandra Mariano e Joysi Moraes, do grupo de pesquisa em Gestão e Empreendedorismo, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense, em parceria com a professora Ana Cristina Siqueira, da Palumbro Donahue School of Business da Duquesne University, em Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos.

De acordo com as pesquisadoras, a perspectiva dos ecossistemas de inovação permite o exame dos bancos comunitários em um contexto mais amplo, no qual são interconectados tanto na produção quanto no emprego de participantes secundários (fornecedores, clientes), que inovam, criam valor social e estimulam o empreendedorismo. Além de contribuir para o avanço da teoria na área de empreendedorismo social, as professoras observaram na prática as instalações dos bancos e a maneira com que cada instituição compartilha espaços e atividades. Empenharam-se também em conversar com os titulares das contas bancárias e com indivíduos das organizações parceiras.

Uma das constatações da pesquisa foi que os estudos realizados até o momento sobre ecossistemas de inovação focaram, principalmente, as empresas com fins lucrativos e negligenciaram as organizações sem fins lucrativos, como é o caso dos bancos comunitários. Igualmente, as pesquisadoras concluíram que os ecossistemas de inovação coordenados pelos bancos analisados contribuem de forma expressiva para o empreendedorismo nas comunidades de baixa renda nas quais atuam.


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.