quarta-feira, 12 de junho de 2013

USP cria cursos online gratuitos de Física e Estatística

USP cria cursos online gratuitos de Física e Estatística
Por Gabriela Ruic, da Exame.com - Quarta-feira, 12 de junho de 2013 - 10h46

São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) e o portal de educação online Veduca lançam nesta quarta-feira, dia 12 de junho, dois cursos gratuitos virtuais que vão oferecer certificados aos seus alunos: Física Básica e Probabilidade e Estatística.
De acordo com Carlos Souza, CEO do Veduca, 40% de todo o público que acessa o site é da área de exatas e é por este motivo que os temas foram escolhidos. “São cursos básicos e destinados a todas as graduações da área de exatas”, explicou. “Além disso, procuramos focar em profissões nas quais o Brasil é carente de mão de obra, como as engenharias”. As inscrições podem ser feitas no Veduca a partir desta quarta.

As aulas serão ministradas por professores da USP, que hoje é considerada a melhor universidade da América Latina, segundo ranking 2013 divulgado pela QS University Rankings. O de Física Básica ficará nas mãos do professor Vanderlei Salvador Bagnato e será dividido em 25 aulas, cada uma com cerca de uma hora de duração
Já o de Probabilidade e Estatística será conduzido por André Leme Fleury e Melvin Cymbalista e contará com 19 aulas, também com sessenta minutos. Todas as lições dos dois cursos são subdivididas em dez partes e, ao final de cada uma delas, são exibidos quizzes para que o aluno teste os seus conhecimentos.

Mas além dos exercícios durante as aulas, os alunos terão em mãos outras ferramentas oferecidas pelo Veduca para a fixação do conteúdo. Há, por exemplo, uma espécie de caderno virtual, no qual é possível realizar anotações, e outra ferramenta que permite a realização de buscas por palavras nas falas dos professores.

Depois de concluídas todas as aulas, os alunos poderão ainda realizar uma prova final presencial na própria USP. Na ocasião de serem aprovados, serão emitidos certificados pelos próprios professores. A expectativa, informou Souza, é os cursos tenham 5 mil inscritos.
Por enquanto, o certificado oferecido apenas atestará que o aluno detém o conhecimento acerca dos temas. “Mas estamos trabalhando com a USP e o Ministério da Educação (MEC) para que estes certificados possam ser usados como créditos no futuro”, disse o CEO.
De acordo com o Veduca, as aulas foram estruturadas no formato MOOCs (Massive Open Online Courses, em português: Cursos Online Abertos e Massivos), que tem como objetivo oferecer educação a um grande número de pessoas.
Para quem ainda torce o nariz para o ensino à distância, os professores prometem levar ao Veduca o mesmo conteúdo que é repassado presencialmente aos alunos da USP. Além disso, garantiu Bagnato, o rigor com o qual são corrigidas as provas na universidade também será aplicado na avaliação final dos alunos dos cursos online. 

Fonte: Notícias INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.