segunda-feira, 8 de julho de 2013


6° Encontro da RUN teve primeiro dia de atividades e abertura no MAC 8/7/2013
Frederico Canequela




 
Estudantes estrangeiros participam do encontro de apresentação das escolas e instituições parceiras
 
Professores Michel Duranpart apresenta projetos de aplicativos para smartphones desenvolvidos na Universidade de Toulon
 
A professora chinesa Feng Ming exibiu vídeo produzido pela Escola de Design do Cantão
 
Mesa de abertura do 6° Encontro da Rede Universitária Internacional de Criação Digital (RUN)

 
Representantes das delegações participantes da RUN no dia da abertura 
Cerca de 50 estudantes estrangeiros, dos cursos de Cinema, Publicidade e Propaganda e Computação, participaram nesta segunda-feira, dia 8 de julho, do encontro de apresentação das escolas e instituições parceiras do 6° Encontro da Rede Universitária Internacional de Criação Digital (Réseau Universitaire International de Création Numérique - RUN, na sigla em francês), no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.
A mesa de abertura foi composta pelo diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), Leonardo Guelman, e a coordenadora do RUN, Elianne Ivo. O evento foi dividido em duas partes. A primeira serviu para apresentação de cada instituição acadêmica. A segunda parte do dia foi reservada para a produção e demonstração de projetos colaborativos: os alunos foram divididos em dez grupos de diferentes nacionalidades e tiveram o desafio de desenvolver uma peça digital interativa original ligada a um assunto divulgado na hora da competição. As obras estarão expostas no MAC durante o dia 12 de julho.

Segundo Elianne Ivo, a UFF participa há mais de cinco anos da rede formada por várias universidades do mundo. “O programa visa refletir em torno da criação digital. A ideia principal é a integração dos alunos. Serve também para que os estudantes possam debater acerca da formação cinematográfica e conhecer e entrar em contato com as atividades desenvolvidas por outros países”.

Os convidados das instituições acadêmicas estrangeiras, como a Universidade do Québec (Canadá), da Escola de Animação e Artes Digitais de Pequim e Escola de Design do Cantão (China) e das universidades de Toulon e de Bordeaux (França) sentiram-se acolhidos e deslumbrados com a paisagem que o entorno do MAC proporcionou aos presentes.

A estudante Marie Pier Ricard, da Universidade do Québec no Canadá, disse viver uma experiência única ao participar do evento e conhecer o Brasil pela primeira vez. “Estou feliz com as novas descobertas e com os projetos que foram apresentados pelas outras delegações. É minha primeira vez no Rio de Janeiro e como participante de um evento do gênero, mas já gostava do Brasil e sempre gostei de interagir com pessoas de culturas diferentes”, contou a estudante canadense.
Apresentação das instituições
Durante o evento, a professora Aída Marques fez a apresentação do curso de Cinema e Audiovisual da UFF; o artista Daniel Whitaker falou sobre o Módulo de Ação Comunitária, projeto da UFF em parceria com a comunidade do morro do Palácio e o MAC; o vice-diretor do Instituto de Computação, Esteban Clua, apresentou o projeto Medialab; já a professora Catby Vezina fez uma breve apresentação sobre as instalações da Universidade do Québec; em seguida, os professores Michel Duranpart e Philippe Bonfils, das universidades de Toulon e Bordeaux, falaram sobre os projetos de aplicativos para smartphones desenvolvidos por eles. A última apresentação foi da professora Feng Ming, que exibiu vídeo produzido pela Escola de Design do Cantão em parceria com a TV cultural da China.
Abertura
A abertura do 6° RUN ocorreu no dia 7 de julho, no auditório do MAC. Na mesa de abertura estiveram presentes a chefe de gabinete do reitor da UFF, Martha de Luca; o presidente da RUN e professor da Universidade de Québec, Andre Blanchard; o diretor do MAC e professor de arte Guilerme Vergara; a coordenadora da RUN na UFF, Elianne Ivo; o vice-diretor do Instituto de Computação, Esteban Clua; e o artista pesquisador do Modulo de Educação Comunitária, Daniel Whitaker.

Elianne Ivo disse que o Departamento de Cinema e Vídeo da UFF recebe com muito prazer todos os alunos, e desejou dias agradáveis e produtivos para os integrantes das delegações. “Nossa universidade fez todo o possível para recebê-los com a atenção e gentileza que vocês merecem. Estamos orgulhosos de contar com a presença de vocês e também por termos ampliado muito nossas parcerias internas para chegarmos até aqui. Esperamos que o convívio durante esta semana possa ampliar nossas relações institucionais e possa render muitos projetos comuns, baseados em nossas múltiplas competências e no reconhecimento de nossas diferenças culturais, movidos pelo nosso empenho em fazer um mundo melhor e mais integrado”, destacou a coordenadora.

O encontro RUN ocorre até 12 de julho, em Niterói. É uma realização da UFF, por meio do Departamento de Cinema e Vídeo dos instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) e de Computação. Outras informações em www.uff.br/run2013


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.