quarta-feira, 3 de julho de 2013

Engenharia e acessibilidade juntas em evento gratuito do CTC/PUC-Rio

Engenharia e acessibilidade juntas em evento gratuito do CTC/PUC-Rio


SEAA 2013 vai trazer palestras de cientistas e engenheiros internacionais e brasileiros. Também estão previstas demonstrações dos mais modernos equipamentos automatizados, incluindo uma prótese de mão feita em impressora 3D
O Centro Técnico Científico da PUC-Rio vai promover de 24 a 28 de junho o 1º Simpósio de Engenharia, Automação e Acessibilidade, o SEAA 2013. Com cerca de 20 palestras dos mais renomados pesquisadores na área de reabilitação, robótica e engenharia de controle e automação em uma feira onde equipamentos serão apresentados aos visitantes, o evento é voltado para estudantes e profissionais que queiram se atualizar com o que há de mais moderno na área.
Já estão confirmadas as presenças de cientistas da UERJ, UFRJ, USP e da própria PUC-Rio, além dos estrangeiros Prof. John Criscione, da Texas A&M University (Texas/EUA), o Prof. Satoshi Hirano, do Fujita Health University (Aichi/Japão), o Prof. Robert Riener, da Univrsität Zûrich (Zurique/Suíça) e o Prof. Hermano Krebs, do Massachusetts Institute of Technology (Massachusetts/EUA). As palestras vão abordar temas como análise automática de imagens, embarcações teleoperadas e detecção de falhas em transformadores. O Prof. Marco Antonio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio e coordenador da RioBotz (a mais importante equipe universitária de robótica do país e entre as melhores do mundo), vai falar sobre as interfaces homem-máquina e cérebro-computador. “Eventos como esse são fundamentais para divulgar pesquisas de alto nível, e expor os alunos a projetos de alta tecnologia desta e de outras Universidades” cita Meggiolaro.
O evento foi proposto pelos ex-alunos de Engenharia de Controle e Automação do CTC/PUC-Rio Wiliam Barbosa e Jorge Dell’Uomo, empreendedores e sócios da Sanetech Controle e Automação, empresa nacional que desenvolve projetos de automação. Esta, junto com as empresas CediFER, FS Tecnologia, Marlin, Mectrol e Neomax, vão mostrar nos estandes da feira equipamentos e resultados de pesquisas de alta tecnologia e industriais de ponta, como máquinas de comando numérico, digitalizadores, guias lineares e outros aplicados na indústria em geral e com foco específico em acessibilidade, tais como uma prótese feita a partir de uma impressora 3D. “A engenharia está presente nos conceitos de responsabilidade social e economia. O conceito de automação está, cada vez mais, sendo lembrado pela sociedade, visando o bem estar e o desenvolvimento sustentável”, comenta Dell’Uomo.
No estande da PUC-Rio, algumas pesquisas da universidade serão apresentadas. Dentre elas, um protótipo de exoesqueleto, desenvolvido por um aluno de Doutorado da PUC-Rio, e os robôs da RioBotz, alguns deles campeões mundiais da RoboGames 2013.
As inscrições para as palestras são gratuitas e já estão disponíveis no site do SEAA – www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/SEAA2013. Por lá, também é possível acessar a programação diária. As palestras serão das 8h30 às 15h e a feira estará funcionando das 9h às 16h.

Fonte: CREA-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.