quinta-feira, 4 de julho de 2013

Projetos da UFF são apresentados ao Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação

Projetos da UFF são apresentados ao Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação
4/7/2013

Diversos projetos e ações da UFF receberam apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em reunião na quarta-feira, 3 de julho, em Brasília, em que estiveram presentes o ministro Marco Antônio Raupp, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Prata, o presidente da Finep, Glauco Abix, o vice-reitor da UFF, Sidney Mello, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF, Antonio Claudio da Nobrega e a assessora do reitor Geralda Marques.

Tiveram destaque o projeto do curso de Matemática Computacional em associação com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), desenvolvido em Petrópolis, a construção do prédio da Agência de Inovação (Agir) ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), como catalisadora do Parque Tecnológico de Niterói em parceria com a prefeitura.

Na oportunidade, foi também reforçada a solicitação apresentada anteriormente de transferência definitiva do CNPq para a UFF da propriedade do terreno onde se localiza o Campus do Valonguinho. O ministro recebeu as sugestões do grupo de trabalho UFF/Instituto Vital Brazil para a reedição da lei que trata do acesso ao patrimônio genético e biodiversidade e se disse muito satisfeito com as contribuições recebidas, pois havia tratado naquela manhã com o presidente do CNPq sobre a lei em vigor, que, ao ter o objetivo de proteger contra a biopirataria, acaba por inibir toda a pesquisa básica sobre a fauna e flora brasileiras.

A UFF também se mostrou disponível para colaborar com o MCTI através da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para superar a crise mundial de falta de radioisótopos de interesse médico como o tecnécio, que se aproxima com o término das atividades dos reatores nucleares do Canadá e Holanda que produzem molibdênio.

Na mesma reunião, o presidente da Finep elogiou o trabalho que a UFF vem realizando na área de tecnologia e inovação, citando a visita que fez no ano passado à Proppi e agradeceu a colaboração que os pesquisadores da UFF têm desempenhado na avaliação dos diversos editais daquela agência. O secretário Álvaro Prata aceitou o convite do reitor Roberto Salles para uma visita à UFF.

Já o ministro Raupp deverá proferir conferência de abertura no evento de cooperação Brasil-França em Ciências do Mar, a ser realizado em Búzios com a liderança da UFF.
 
 
Dirigentes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e da UFF, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.