segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CREA-RJ realiza workshop sobre mineração e petróleo

CREA-RJ realiza workshop sobre mineração e petróleo

Evento reúne profissionais da engenharia e geologia para debater os principais pontos dos Marcos Regulatórios  dos setores
A necessidade de discussões mais profundas sobre os marcos regulatórios dos setores de mineração e de petróleo no Brasil incentivaram o sistema Confea/Creas a realizar o workshop “Mineração e petróleo no Rio de Janeiro e a situação de seus marcos regulatórios no Brasil”.
 
Durante os dias 15 e 16 de agosto, na sede do CREA-RJ, acontecem palestras com geólogos e engenheiros representantes das entidades ligadas a essas profissões. Entre os temas estão questões como a partilha do pré-sal, o projeto de criação da Agência Nacional de Mineração e a visão da indústria sobre o Marco Regulatório da Mineração.
A mesa de abertura foi composta pelo engenheiro agrônomo e presidente do Conselho Agostinho Guerreiro, pelo geólogo e coordenador nacional da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Geologia e Minas Fábio Reis, pelo coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Minas e presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Rio de Janeiro José Ribamar, pelo conselheiro do Clube de Engenharia Benedito Rodrigues e pelo Diretor do Clube de Engenharia Edson Kuramoto.
Para os convidados da mesa a maior preocupação foi debater todos os aspectos que envolvem os marcos regulatórios desses setores a fim de evitar prejuízos, tanto para os profissionais e empresas como para a sociedade.
O presidente Agostinho Guerreiro defendeu que esse tipo de evento deveria acontecer mais vezes. “Nós cansamos de ver o mau uso dos recursos dos royalties de petróleo. É preciso mostrar para a sociedade a importância dessa discussão”, completou.
Segundo Fábio Reis a questão mais atual é a que trata da mineração. Para ele, o maior problema em torno do tema é como elas estão sendo tratadas. “Nem o projeto de uma casa simples dá para terminar em dois meses, imagina o debate sobre o marco regulatório”, afirmou, ao defender que os profissionais deveriam ser consultados antes de qualquer definição.

O evento pretende, ao final do segundo dia de palestras, concluir um documento que atenda as necessidades dos profissionais dos setores afetados.

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.