sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pós-graduação na UFF tem crescimento na última década

Pós-graduação na UFF tem crescimento na última década
16/8/2013
Marcia Lomelino

A pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal Fluminense ganhou impulso e assistiu ao crescimento expressivo do número de cursos de mestrado e doutorado nos campi de Niterói e do interior na última década.

É o que aponta o relatório “Análise sobre a evolução da pós-graduação stricto sensu na UFF”, elaborado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) por meio da Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Os dados coletados indicam que a pós-graduação da UFF é nova, com 49% dos cursos de mestrado e 47% dos cursos de doutorado criados nos últimos dez anos. De acordo com o documento, a expansão se justifica, em parte, pelo aumento da contratação de docentes nos últimos anos, em grande parte com título de doutor, com atuação em diferentes níveis de ensino oferecidos pela UFF. Além disso, o número de professores em atividades de pós-graduação cresceu 55% em sete anos.

Histórico de crescimento


A pós-graduação stricto sensu na universidade teve início em 1969, com a criação do curso de mestrado em Matemática. O primeiro doutorado viria em 1984 com o curso de Patologia.

Com expansões significativas na década de 1990 e na primeira década do século XXI, a UFF conta hoje com 54 cursos de mestrado acadêmico, 34 de doutorado e 13 de mestrado profissional, nas grandes áreas de conhecimento.

Acompanhando a expansão, o número de estudantes tem crescido de forma regular, e as bolsas oferecidas contemplam, atualmente, 50% dos alunos, devido aos recursos destinados pelo programa Reuni para o financiamento de bolsas de mestrado e doutorado.

Expansão também no interior

Os polos localizados fora da sede também foram contemplados pela expansão da pós-graduação nos últimos anos, com o aparecimento de novos cursos e a submissão de propostas de criação já em andamento.

No polo de Volta Redonda, a pós-graduação teve início em 1994, com o mestrado em Engenharia Metalúrgica, seguido pela criação do doutorado em 2000. Recentemente, foram iniciados os cursos de mestrado em Tecnologia Ambiental, em 2013; mestrado em Engenharia Mecânica, em 2011; e mestrado em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia, em 2010. Também está em avaliação na Capes a proposta de criação do curso de mestrado profissional em Engenharia de Produção.

Ainda no polo, no Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda, foi criado o mestrado profissional em Administração e, no Instituto de Ciências Exatas (Icex), aprovado um polo do curso de mestrado profissional em Ensino de Física, que começará a funcionar em breve.

Em 2013, teve início o mestrado profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais, no Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro). Também neste ano, foi aprovado o mestrado em Odontologia do Polo Universitário de Nova Friburgo (Punf).

Está em avaliação na Capes a proposta de criação de um curso de mestrado em Geografia apresentado por docentes do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG).

A análise sobre a evolução da pós-graduação stricto sensu na UFF foi feita com base nos dados dos relatórios da Capes referentes ao triênio 2010-2012, coletados a partir de informações internas da UFF.

- Confira a evolução da pós-graduação stricto sensu na UFF.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.