terça-feira, 13 de agosto de 2013

UFF incentiva alunos de ensino médio a participarem de programas de iniciação científica

UFF incentiva alunos de ensino médio a participarem de programas de iniciação científica 13/8/2013 Natasha Dias
Cada vez mais as universidades brasileiras abrem espaço para que os alunos de ensino médio tenham acesso a projetos de iniciação científica. Na Universidade Federal Fluminense, há três anos, apenas três colégios em Niterói eram contemplados pelo projeto. Hoje, já são cerca de 15 escolas, em cidades como Volta Redonda, Paty do Alferes e Miguel Pereira.

"Temos um grupo de pesquisadores da universidade interessados em orientar alunos de ensino médio, então entramos em contato com as direções dos colégios, que selecionam os alunos com bom rendimento escolar e disponibilidade de horário para serem orientados", explica a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) na UFF, Andrea Latgé.

O Pibic-EM tem os objetivos de apoiar e fortalecer o processo de disseminação do conhecimento científico e tecnológico e contribuir para o enriquecimento da formação dos professores e alunos.

Atualmente, 1.016 alunos em 45 municípios fazem parte de algum projeto de iniciação científica. Os estudantes de ensino médio que participam da iniciação por meio do Programa Novos Talentos recebem uma bolsa no valor de R$ 210 por mês, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

“Essa experiência é de grande importância para os alunos, pois abre novos horizontes. A vivência dentro da universidade, com acesso a laboratórios e computadores, faz com que os alunos sejam incentivados a querer sempre crescer”, enfatizou Andrea. 


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.