terça-feira, 3 de setembro de 2013

Começa o III Fórum da Internet no Brasil; fique por dentro da programação

Começa o III Fórum da Internet no Brasil; fique por dentro da programação
Karla Soares Para o TechTudo

A cidade de Belém sedia a partir desta terça-feira (03/09) o III Fórum da Internet no Brasil. É a primeira vez que o encontro acontece na região Norte do país e reúne profissionais da área, acadêmicos, representantes do terceiro setor e demais interessados em temas relacionados à Internet.
Este ano o evento conta com o lema “Construindo Pontes”, diretamente conectado ao Fórum de Governça da Internet, e tem mais de 1.200 participantes de diversas cidades brasileiras.
ForumBR_1Conferência abre o III Fórum da Internet no Brasil, em Belém (Foto: Tarso Sarraf/ Divulgação)
Na conferencia de abertura foram ressaltados pontos como o rápido avanço da abrangência da Internet no Brasil, a necessidade do aprovação do Marco Civil da Internet enquanto carta de princípios para a rede e o reconhecimento do direito à informação e comunicação como direito humano.
O representante da comunidade científica, professor Flávio Rech Wagner, acrescentou ainda que a rede vive um momento polêmico após a divulgação do monitoramento feito pela Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) nas comunicações da presidenta Dilma Rousseff e de seus assessores diretos. “São ações que atingem diretamente o nosso país e podem afetar a nossa soberania”, disse.
ForumBR_2Mais de 1.200 pessoas participaram do evento que discute governança na Internet, entre outros temas. (Foto: Tarso Serraf/ Divulgação)
Rech Wagner afirmou ainda que os participantes do fórum devem refletir sobre o posicionamento de grandes empresas da web como Facebook, Google, Microsoft, Twitter no fornecimento de dados à agência norte-americana. “Precisamos saber se a privacidade e neutralidade (na rede) estão sendo respeitadas por essas empresas”.
O professor disse também que o país precisa ser visto como um parceiro intelectual de grandes empresas de tecnologia e não apenas como um grande mercado a ser explorado.
O conselheiro do CGI, professor Carlos Alberto Afonso, apresentou o histórico da entidade no país e os princípios da governança da Internet no Brasil, que incluem liberdade, privacidade e direitos humanos, universalidade, inovação e neutralidade da rede, entre outros.
O III Fórum da Internet no Brasil prossegue até quinta-feira (05/09) no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. A programação desta terça inclui trilhas de debates coordenados por conselheiros do CGI.br e abordam eixos temáticos como Universalidade, Acessibilidade e Diversidade; Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet; Privacidade e neutralidade na rede.
Na quarta-feira (04/09) o público participará do Seminário WSIS+10, que tem em sua proposta a apresentação dos principais resultados da Cúpula da Sociedade da Informação e temas correlatos à governança da Internet. O evento encerra na quinta-feira (05/09) com a plenária final que apresentará os relatórios dos debates nas trilhas.
Quer opinar sobre os Direitos Autorais na Internet? Entre no fórum do TechTudo!

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.