quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Trote Cultural já tem programação definida para este segundo semestre

Trote Cultural já tem programação definida para este segundo semestre 3/9/2013 Luiza Gould
Depois de um dia dedicado inteiramente à recepção dos novos alunos da UFF, os calouros terão agora uma nova programação voltada para eles, no Trote Cultural. Criado em 2001, com o objetivo de estimular e auxiliar os alunos na execução de atividades socioculturais, o projeto ocorre no início de cada período letivo, e neste segundo semestre contará com atividades em setembro e outubro. Assim, os novos alunos são recepcionados de forma solidária, criativa e divertida, incentivando a união entre calouros e veteranos e a prática da cidadania e do respeito à vida e ao meio ambiente.

Para proporcionar o primeiro contato dos calouros com a profissão, os estudantes do curso de Odontologia vão convidar os novos alunos para o “Dê um Trote na Cárie”. Acompanhados de veteranos e professores, os calouros aplicarão flúor e ensinarão técnicas de escovação às crianças do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) da UFF. Cada criança ganhará ainda um kit com escova e creme dental.

O voluntariado continua no curso de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro). Os veteranos mobilizarão seus calouros com o objetivo de arrecadar alimentos e brinquedos para serem doados a uma instituição assistencial. O trote cultural do curso terá ainda doação de sangue.

Essa doação também está na programação dos alunos do curso de Direito e de Estudos de Mídia. Os calouros de Direito poderão fazer ainda doação de brinquedos para creche, além de realizar visita à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conhecer mais da profissão em uma semana inteira de palestras e atividades programadas. Já em Estudos de Mídia, professores e estudantes preparam para seus calouros oficinas de edição fotográfica e de stencil, além de passeio ecológico em Itacoatiara, Niterói.

Quem passou em Medicina, também visitará Itacoatiara e o Parque da Cidade de Niterói. O trote cultural do curso terá ainda visita aos campi da UFF, ao Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e à Fiocruz e recepção aos pais dos calouros.

Os novos estudantes do curso de Arquivologia da mesma forma terão visita, mas ao Arquivo Nacional. Estudantes de Geografia de Campos dos Goytacazes, por sua vez, participarão de oficina de agroecologia, enquanto o curso de Pedagogia de Angra dos Reis realizará uma festa de recepção aos calouros chamada “Passei pra UFF”.

Todas as atividades programadas são organizadas por alunos veteranos, por meio dos diretórios acadêmicos dos cursos, e contam com o apoio do Projeto Trote Cultural.

--> Veja aqui a programação completa do Trote Cultural.

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.