segunda-feira, 2 de setembro de 2013

UFF recebe visita do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI 30/8/2013 Luiza Gould


Fotos: Natasha Dias
 
Vice-reitor recebe a visita do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Prata


 
Diretora da Agir, Fabiana Rodrigues apresenta um panorama da universidade ao Secretário

 
Álvaro Prata em palestra no Instituto de Geociências

A importância da inovação na relação entre universidade e empresa, foi um dos principais pontos abordados em reunião com o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Álvaro Prata. O Secretário esteve presente na reitoria da UFF na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto, e em seguida, participou de visitas pelos campi da universidade e ministrou uma palestra no Instituto de Geociências.
No primeiro compromisso do dia, Prata se reuniu com o Vice-Reitor Sidney Mello, a Diretora da Agência de Inovação da UFF (Agir), Fabiana Rodrigues e a Chefe de Gabinete, Martha de Luca. O vice-reitor recepcionou o Secretário, lembrando do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni): “Estamos muito orgulhosos com o processo de expansão da UFF e queríamos que você testemunhasse isso in loco, pudesse conhecer as obras em andamento nos campi, além de ter uma aproximação com a Agir”, comentou.

Depois da recepção do vice-reitor, a diretora da Agir apresentou um resumo da estrutura da UFF e um panorama dos projetos da agência. Fabiana Rodrigues falou sobre a criação de portal e revista anual para difusão das ações realizadas pela agência; o mapeamento de laboratório e núcleos de pesquisa para um maior contato com o setor industrial; a Incubadora de Empresas da UFF; a parceria feita com a Marinha para mapear projetos de interesses comuns; a abertura do curso de graduação de Empreendedorismo e Inovação; a conquista de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); além da criação de Parque Tecnológico que sediará empreendimentos de pesquisa e desenvolvimento de micro e pequenas empresas de base tecnológica e de inovação.

Ao final do encontro, Álvaro Prata declarou estar bastante satisfeito em saber que a UFF submeteu um projeto de parque tecnológico ao edital da área e elogiou a sua motivação em construir uma incubadora forte, caracterizada pela união entre empresas e universidade. “Nós estamos acompanhando o dinamismo da Universidade Federal Fluminense que tem crescido e melhorado muito, sobretudo no aspecto do desenvolvimento tecnológico e inovação, com a preocupação, assim como nós, de que esse conhecimento científico gerado aqui possa estar à disposição do setor industrial. O parque, por exemplo, cria esse contato na medida em que permite que as empresas façam pesquisas e utilizem o conhecimento da instituição.”

Visita aos campi e palestra
Depois da reunião, Álvaro Prata acompanhado de Sidney Mello e Fabiana Rodrigues realizou visita aos campi da UFF, passando pelos laboratórios da Faculdade de Engenharia, Física, pelas obras do Instituto de Computação, chegando por fim ao Instituto de Geociências, onde ministrou palestra intitulada “Oportunidades e desafios para o Brasil em tecnologia e inovação”.

O objetivo da palestra foi passar as experiências da atuação do MCTI e a relevância do investimento em inovação para o país. “É um esforço muito grande para que possamos aumentar a importância dos produtos com maior valor agregado de tecnologia na nossa economia. Tentamos mostrar com nosso trabalho como o conhecimento científico e o estágio da ciência no Brasil podem ser fundamentais para transformarmos o país em uma potência inovadora”, resumiu o Secretário.


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.