segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Agenda Acadêmica reforça compromisso da UFF com ensino, pesquisa e extensão em cerimônia de encerramento

Agenda Acadêmica reforça compromisso da UFF com ensino, pesquisa e extensão em cerimônia de encerramento
28/10/2013
Gabriel Oliveira / Luiza Gould
O auditório Florestan Fernandes esteve lotado na tarde de sexta-feira, 25 de outubro, no evento que encerrou a edição de 2013 da Agenda Acadêmica, que mostra a produção da UFF nos campos de ensino, pesquisa e extensão. A cerimônia contou com a presença de diversos dirigentes, professores e alunos, premiando iniciativas integradas à universidade e passando também por projetos dos ensinos médio e fundamental dos quais a instituição participa.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Mendonça, comemorou a realização do evento e destacou a importância da Agenda Acadêmica: "Esta é uma semana em que a UFF tem a chance de mostrar sua produção em pesquisa, em extensão e projetos de ensino. Para nós, isso é um motivo de grande orgulho, principalmente pela troca de conhecimentos e experiências promovidas".

Ao ressaltar o crescimento da universidade, o pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira, frisou a grande participação de alunos com a apresentação de projetos e parabenizou todos que ajudaram na organização da Agenda ao longo da semana. "É por meio da produção dos nossos alunos, com a fundamental orientação de seus professores, que a universidade pode mostrar o seu valor enquanto instituição de ensino. Também é preciso agradecer a essa grande equipe, que tornou viável, mais uma vez, a realização desse evento, um marco no calendário da UFF", destacou.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega, enfatizou a responsabilidade da UFF em desenvolver atitudes colaborativas e de solidariedade. "A universidade tem essa obrigação de construir uma sociedade mais justa, competente e livre. Essa é a nossa missão humana e, portanto, também uma missão institucional." O professor enfatizou ainda o compromisso da universidade em buscar constantemente o seu aperfeiçoamento. "A UFF cresceu muito nos últimos anos, mas trabalharemos sempre para que ela esteja cada vez melhor", concluiu.

Destacando a atuação da UFF para além dos muros de seus campi, o pró-reitor de Graduação, Renato Crespo, lembrou da atuação da universidade na pré-escola, com a Creche UFF, no ensino fundamental e no ensino médio, por meio do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni). "Com essas iniciativas, estamos reafirmando nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e extensão, plantando também aquela que pode formar a futura geração de alunos da UFF, pois estamos contemplando todos os segmentos de ensino."

No encerramento da mesa de apresentação, a chefe do Gabinete do Reitor e coordenadora da Agenda, Martha de Luca, elogiou e agradeceu aos comitês gestor e científico da UFF pelo suporte na organização da Agenda Acadêmica. Martha também expressou o desejo de começar a organizar a próxima edição do evento o quanto antes. "Estamos pensando nas pessoas que se dedicam o ano inteiro em suas pesquisas ao aumentar o tempo de planejamento da Agenda. O trabalho feito nesse período foi muito árduo, e por isso precisamos de mais tempo e tranquilidade para atender a todos da melhor forma", afirmou.

Em seguida, a Orquestra de Cordas, sob a tutela do regente Márcio Selles, fez uma surpresa ao público e apresentou duas músicas, arrancando aplausos de todos os presentes.

A solenidade que marcou o encerramento da Agenda Acadêmica contou ainda com a entrega das premiações para os projetos apresentados durante toda a semana. Cada primeiro colocado recebeu um tablet, e os que alcançaram a segunda e terceira colocações, ganharam pen drives.

As premiações na área de iniciação científica e de inovação foram Pibiquinho e Pibitinho para alunos do Coluni, Pibic Ensino Médio, Pibic nas categorias Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas, Linguística e Engenharia, Pibit e PibInova. Na área de extensão, as categorias Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia e Produção. Em graduação, Iniciação à Docência e 16ª Semana de Monitoria, nas categorias Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, Ciências da Saúde I, II e III, Ciências Exatas e da Terra I e II, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes I e II, Ciências Sociais Aplicadas I e II e Engenharias I e II.


Fotos: Gabriel Oliveira / Luiza Gould
 

Auditório Florestan Fernandes ficou pequeno para o público
 
A coordenadora da Agenda Acadêmica, Martha de Luca, agradeceu o apoio de todos e falou sobre a próxima edição do evento

 

Três integrantes da Orquestra de Cordas se apresentaram no encerramento da Agenda
 
Premiados levaram bandeira da UFF e comemoraram colocação

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.