quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Segundo dia da Agenda Acadêmica tem os campi cheios para mostra de produções da universidade

Segundo dia da Agenda Acadêmica tem os campi cheios para mostra de produções da universidade
22/10/2013
Paula Rodrigues

O segundo dia da Agenda Acadêmica, 22 de outubro, contou com diversas atividades desenvolvidas tanto por alunos de graduação quanto por alunos do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni), que também aproveitaram a oportunidade para se integrar à comunidade acadêmica. Os campi da UFF, esta semana, estão envolvidos com o evento e os estudantes saem da rotina. O objetivo é transmitir conhecimento e mostrar tudo o que foi produzido na universidade.

As salas de aula dão lugar às apresentações de projetos de extensão, que abarcam, dentre outros temas, saúde, educação, comunicação e meio ambiente. Cada aluno tem dez minutos para mostrar aos avaliadores o trabalho que está sendo realizado no decorrer do projeto. A estudante do curso de Odontologia Marjorie Knupp conta que o "Ação preventiva-educativa relacionada às alterações bucais" nasce com o objetivo de promover a conscientização das crianças, desde seu nascimento, sobre a importância da higiene bucal.

A aluna falou também da importância de uma dieta equilibrada, livre de alimentos com alta concentração de açúcar e do uso de fio dental. O projeto oferece atendimento odontológico e dessa maneira insere os estudantes de graduação em pesquisa e extensão, integrando-os com a comunidade. Após a apresentação, os avaliadores, dois por sala, têm cinco minutos para fazer perguntas.

Todos os trabalhos buscam a promoção da qualidade de vida dos envolvidos. Além deste, os alunos falaram sobre projetos que oferecem atendimento médico aos servidores da UFF, proteção contra a violência, fortalecimento aos processos organizativos da classe trabalhadora para democratizar o espaço acadêmico, orientações para conservação ambiental, dentre outros.

Não são apenas os seminários de extensão que englobam apresentação de projetos. Esta semana também conta com trabalhos dos seminários de Inovação, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Inovação (Pibinova) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), dentro da proposta de tema: ciência, saúde e esporte. No dia 25 de outubro, os três melhores trabalhos do Pibic, Pibiti e Pibinova serão premiados.

No pilotis do Bloco B do Campus do Gragoatá está em exposição a mostra PET e Propet, programas de educação tutorial realizados pelo MEC e UFF, respectivamente.

A professora do polo de Campos Vanuza Pereira Ney, uma das responsáveis pelo PET-Economia, conta que os alunos inseridos no grupo têm demonstrado maior envolvimento nas disciplinas e nos cursos oferecidos. Os programas visam melhorar a formação dos estudantes e contribuir para a diminuição do índice de evasão dos cursos. “Vemos que o PET tem trazido resultados rápidos na formação do aluno, não só como economista, mas como cidadão e como um pensador mais crítico” completa a professora.

E não para por aí. Os alunos do Coluni, do 6º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio, também marcaram presença no evento. Seus trabalhos realizados junto aos professores do colégio foram apresentados de maneira dinâmica. Um grupo formado por alunos em torno de 11 anos ressaltou a importância da inclusão de pessoas com deficiência física nos esportes. E, para mostrar como elas são capazes de fazer tudo, os estudantes realizaram atividades, simulando essa prática. Uma delas foi o tênis para cegos. Os visitantes eram desafiados a tentar bater na bola de tênis de olhos vendados e com a ajuda de outra pessoa, que tocava um sino para guiá-los na direção certa. Os presentes receberam orientações práticas sobre aulas de pilates, uso de suplementação alimentar, maneiras de cuidar do corpo, hábitos saudáveis, como evitar câimbras e luxações, dentre outras. 


Fotos: Luiza Gould
 

Aluna do curso de Odontologia apresenta para avaliadores o projeto de que participa em Nova Friburgo
 
Segundo dia de atividades da Agenda Acadêmica contou com salas cheias na apresentação de projetos de extensão
 
Bolsista da Agência de Inovação é avaliado por jurados: três melhores trabalhos dos programas Pibiti e PIBInova serão premiados na sexta-feira
 
Alunos do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) expuseram trabalhos desenvolvidos na escola, como pesquisa sobre o futebol
 
Dinâmica com o público: alunos do Coluni desafiavam os visitantes a tentar bater em bola de tênis de olhos vendados

 

Mostra do Geraldo Reis contou com esclarecimentos sobre anabolizantes e suplementos alimentares

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.