quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Encontro de docentes discute atuação do professor no ensino superior

Encontro de docentes discute atuação do professor no ensino superior
13/11/2013
Paula Rodrigues

Com o objetivo de discutir o papel do professor na educação, o Programa de Inovação e Assessoria Curricular (Proiac) da UFF realizou, no dia 12 de novembro, o 1º Encontro de Docentes: Boas Práticas para o Ensino Superior. O evento, cuja abertura foi feita pelo pró-reitor de Graduação, Renato Crespo, junto à professora Claudia Barreto, coordenadora do programa, permitiu a troca de experiências entre os docentes, que apresentaram trabalhos de pesquisa desenvolvidos na universidade.

A primeira mesa debateu a formação do docente para o ensino superior, com o professor da PUC de São Paulo Marcos Masetto, a professora da UFRJ Victoria Brant e, como mediadora, a professora da UFF Lilian Koifman. “O encontro valoriza o trabalho dos docentes. A partir dele, a universidade pode se conhecer e refletir sobre suas práticas”, afirmou Lilian.

Masetto, em sua palestra, falou sobre os desafios na formação do professor de ensino superior. Segundo ele, as exigências deste profissional são cada vez maiores, visto que as novas tecnologias permitem o acesso ao conhecimento de qualquer lugar do mundo. "Para acompanhar essas mudanças, o professor deve deixar o lugar de 'expert' que apenas comunica e passa a ser aquele que respeita o aluno como sujeito do conhecimento e aceita sua contribuição", ressaltou.

Após o debate, alguns professores da UFF, selecionados voluntariamente, apresentaram seus trabalhos por meio de pôsteres, que ficaram expostos na sala 318 do Bloco D do Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

O Proiac foi criado para assessorar a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) na promoção da excelência da gestão do ensino e da formação profissional. Para isso prevê a instrumentalização de interessados da UFF na elaboração e na execução de projetos e ações de implementação e acompanhamento curricular. O programa tem realizado oficinas para promover o uso de recursos didáticos, que facilitam o aprendizado.

Fotos: Luiza Gould
 
Encontro teve grande participação de docentes no Auditório Florestan Fernandes

 

Renato Crespo e Claudia Barreto abrem o encontro

 
Professor Marcos Masetto fala sobre os desafios dos docentes

 
Professores da universidade apresentam seus trabalhos por meio de painéis

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.