quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Quais os principais erros de impressoras e como corrigir?

Quais os principais erros de impressoras e como corrigir?

Impressoras são equipamentos muito úteis em empresas e para estudantes que precisam apresentar seu trabalhos em papel. No entanto, esses aparelhos costumam ter alguns erros recorrentes, que podem atrapalhar a vida do usuário. Para te ajudar, o TechTudo separou alguns problemas muito comuns em impressoras e ensina como resolvê-los.
- Fila de impressão
Erro muito comum, a fila de impressão nada mais é do que o acúmulo de arquivos para serem impressos. Ela ocorre, por exemplo, quando você dá várias vezes o comando de imprimir aquele trabalho de 100 páginas e o equipamento simplesmente empaca. No entanto, esse problema pode ser evitado.
Fila de impressão, um dos problemas mais recorrentes na hora de imprimir arquivos (Foto: Reprodução/ jmahfuz) 
Fila de impressão, um dos problemas mais recorrentes na hora de imprimir arquivos (Foto: Reprodução/ jmahfuz)
O primeiro passo é verificar se há papel na impressora. O alerta pode ser bobo, mas acontece se o usuário estiver distraído. Em seguida, confira se sua impressora está configurada corretamente e com o tamanho de folha correto. Checar a diagramação também conta muito, já que, se seu trabalho está em A4 e você coloca um papel A5 (duas vezes menor), a impressora pode travar. Por fim, o problema pode está relacionado ao peso do arquivo. Se você está com problemas com filas de impressão, confira como resolver:
Passo 1. Clique Ctrl+Alt+Del;
Impedindo as filas de impressão (Foto: Reprodução/ happycomplainer)Impedindo as filas de impressão (Foto: Reprodução/ happycomplainer)
Passo 2. Na janela seguinte, clique em “Iniciar Gerenciador de Tarefas”;
Iniciado o gerenciador de tarefas para resolver as filas de impressão (Foto: Reprodução) Iniciado o gerenciador de tarefas para resolver as filas de impressão (Foto: Reprodução/Leonardo Simões)
Passo 3. Selecione a aba “Serviços”, clique com o botão direito sobre o item “Spooler de Impressão” e depois em “Interromper Serviço”;
Interrompendo o spooler de impressão (Foto: Reprodução)Interrompendo o spooler de impressão (Foto: Reprodução/Leonardo Simões)
Essa dica, porém, não vale para impressoras conectadas em redes, pois eles são submissos à ordem de um administrador. Nesse caso, o ideal é falar com o responsável.
- Papel atolado
Outro problema clássico, o atolamento de papel ocorre justamente quando o usuário encaminha um arquivo para a impressão e o equipamento “engasga-se” com a folha. Quando seu documento não sair completamente amassado, o papel simplesmente emperra.
Papel engasgado nas impressoras (Foto: Reprodução/blog.matrizcopiadoras)Papel engasgado nas impressoras (Foto: Reprodução/blog.matrizcopiadoras)
Se isso acontecer, a solução é simples: desligue a impressora e, cuidadosamente, puxe o papel no sentido que sairia normalmente. Assim que posicionar novas folhas e religar, o equipamento deve retomar o processo normalmente. Talvez, seja preciso eliminar a fila de impressão, conforme o item acima.
Para evitar o problema, a primeira dica e organizar os papeis na bandeja de impressão: evite que as folhas fiquem coladas, fazendo com que a impressora puxe várias delas durante o processo. Isso também vale para não colocar papel acima da capacidade da impressora para não sobrecarregá-la.
- Instalação incorreta
A instalação do equipamento pode influenciar bastante ao imprimir um arquivo. Por isso, antes de iniciar qualquer processo, tenha certeza que o driver de instalação não só está instalado corretamente, mas se também está atualizado. Erros na configuração podem impedir que o equipamento obedeça o comando do seu computador. Para resolver isso, não tem jeito: é preciso reinstalar o driver corretamente.
Mantenha os drives da impressora atualizados (Foto: Reprodução/supriweb)Mantenha os drives da impressora atualizados (Foto: Reprodução/supriweb)
Outro problema relativamente comum é o uso de cabos incompatíveis. Siga rigorosamente as recomendações do fabricante em relação ao USB utilizado. Ao contrário do que muita gente pensa, eles não são iguais. Prefira os blindados, pois seu revestimento impede interferências e perda de sinal.  O uso correto do cabo de dados ajuda a prevenir, por exemplo, as falhas tanto na impressão como na digitalização de arquivos e até a irritante lentidão.
- Problemas com a tinta
Se você passa muito tempo sem utilizar sua impressora, a tinta dos cartuchos pode ressecar. Isso afeta diretamente a qualidade do seu trabalho, seja na intensidade das cores ou até mesmo em manchas enormes e disformes sobre o texto ou imagem. Sendo assim, renovar a tinta é o ideal.
Cuide do seus cartuchos de tinta para que eles não ressequem (Foto: Reprodução/bulkjet.)Cuide do seus cartuchos de tinta para que eles não ressequem (Foto: Reprodução/bulkjet.)
A maioria dos cartuchos existentes no mercado é recarregável a custo baixo. Se seu cartucho está em dia, verifique se está encaixado corretamente, já que a má instalação também afeta a impressão dos documentos. Para descobrir qual dos componentes está mau encaixado, basta utilizar a impressora no modo reserva. Nessa função, o equipamento usa apenas um cartucho para imprimir e o usuário poderá identificar o problemático. Além disso, tenha cuidado para não usar produtos pirateados, que oferecem má qualidade e podem ser recusados pela impressora.
- Errar o lado do papel
Imprimindo fotos em papel fotográfico (Foto: Reprodução/guterink.)Imprimindo fotos em papel fotográfico (Foto: Reprodução/guterink)
O papel fotográfico apresenta uma de suas superfícies com tratamento para oferecer um resultado mais nítido e satisfatório. O outro lado, porém, não absorve tinta. Ou seja, se o usuário mandar o arquivo para impressão e o papel estiver na posição errada, você terá problemas, já que a tinta pode se espalhar pela sua impressora e fazer uma bagunça. Por isso, certifique-se qual é o lado correto do papel ao imprimir suas fotos.
 
Qual impressora tem o melhor custo-benefício? Opine no Fórum do TechTudo!

Fonte: Techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.