terça-feira, 12 de novembro de 2013

Seminário destaca trabalho de professores em projetos e promove debate de gerações de docentes

Seminário destaca trabalho de professores em projetos e promove debate de gerações de docentes
12/11/2013
Gabriel Oliveira
O incentivo ao trabalho de professores no âmbito da pesquisa e a troca de experiências entre pesquisadores jovens e experientes marcou a 2ª edição do Seminário Desenvolvendo o Pesquisador da UFF, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro.

Após o pronunciamento de abertura do coordenador de pesquisa e pós-graduação, Walter Lilenbaum, o pró-reitor da Proppi, Antônio Cláudio da Nóbrega, enfatizou que uma das propostas do evento é apresentar aos jovens pesquisadores da UFF as ações da Pró-reitoria no incentivo à pesquisa e integrar os novos professores à universidade. “Nossa intenção é permitir que esses docentes se sintam mais abrigados e estimulá-los a buscar seu próprio caminho no trabalho de pesquisa.”

O pró-reitor também frisou que a Proppi tem trabalhado na agilização e transparência na resolução de processos, construindo sistemas informatizados. Ele ressaltou que esses sistemas são desenvolvidos na própria UFF, em um trabalho conjunto entre a Superintendência de Tecnologia da Informação e o Instituto de Computação da UFF, havendo grande participação de alunos da universidade. “Desenvolvendo o trabalho dessa maneira, a inteligência de nossos sistemas ficam aqui na unversidade, o que nos livra da dependência de empresas privadas, além de formarmos alunos mais bem qualificados e diminuirmos custos. Até o momento, já tivemos a participação de 30 alunos, que hoje dominam esses sistemas e levam essa experiência para o mercado de trabalho”, lembrou.

Outro fator valorizado por Antônio Cláudio da Nóbrega foi o trabalho no fortalecimento e qualificação da infraestrutura de ensino e pesquisa da UFF, em que a busca por fomentos é um trabalho preponderante. “Nos últimos oito anos, nós captamos cerca de R$ 44 milhões para a infraestrutura de pesquisa da universidade, priorizando as principais demandas da nossa comunidade”. O docente concluiu sua participação salientando a importância da otimização do corpo de pesquisadores da instituição. Em decorrência desse objetivo, o pró-reitor reiterou a necessidade de eventos que aproximem e promovam a troca de experiências entre as diferentes gerações de pesquisadores da universidade.

A coordenadora de pesquisa da Proppi, Andrea Latgé apresentou os principais trabalhos realizados pela pró-reitoria em relação aos editais de fomento à pesquisa na UFF. A professora destacou a quantidade recursos disponíveis e enfatizou que é preciso ter atenção aos editais disponíveis para a conquista de recursos. “Nosso objetivo é estimular os professores a participar desses editais, pois a chance de conseguirmos captar recursos é muito grande. O pesquisador da UFF era muito tímido nesse aspecto, mas felizmente isso tem mudado nos últimos anos, e com isso nós temos ganhado cada vez mais recursos para diversos projetos”.

Andrea também comemorou o crescimento da universidade em pouco mais de uma década. Ela lembrou que a UFF tem hoje quase 3 mil professores, cerca de mil a mais do que em 2002, e ressaltou ainda o aspecto qualitativo do quadro docente. “Quase 80% dos nossos professores hoje possuem doutorado, e isso nem sempre foi uma realidade na UFF. A situação atual é reflexo do forte trabalho que a universidade fez no incentivo à qualificação de seus docentes, e o nosso objetivo é investir cada vez mais nessa qualificação”, reiterou. 


Fotos: Natasha Dias
 
Pró-Reitor Antônio Claudio fala sobre o trabalho da Proppi
 
Coordenador de pesquisa e pós-graduação incentiva pesquisadores a buscarem projetos e editais
 
Andréa Latgé apresenta alguns editais disponíveis

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.