quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Tech 2013 tem abertura no Instituto de Geociências

Tech 2013 tem abertura no Instituto de Geociências
14/11/2013
Luiza Gould

Uma troca de experiências que discute e colabora para o desenvolvimento de novas tecnologias, negócios e oportunidades. Com essa característica, a Tech 2013 teve início ontem com programação que reuniu palestras e painéis e contou com a participação de representantes de diversas empresas da área. O evento ocorreu das 9h30 às 18h30 e continua no dia de hoje, 14 de outubro, reunindo alunos no auditório do Instituto de Geociências, campus da Praia Vermelha.

A abertura do evento ficou por conta do coordenador da Superintendência de Tecnologia da Informação, Thiago Diogo, que explicou o que levou a organização do encontro promovido pelo órgão: “Temos o objetivo de aproximar mercado e academia e o bacana dessa iniciativa que estamos tendo é que ela já é de longa data. Estamos investindo em tecnologia na universidade há um bom tempo e agora vamos realizar esse que é o primeiro evento organizado pela STI”, afirmou.

Participaram da mesa de abertura da Tech 2013, o Superintendente de Tecnologia da Informação da UFF, Fernando César Cunha, o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Leonardo Cruz, e o Subsecretário de Ciência e Tecnologia de Niterói, Luiz Andrade. Os três reforçaram em suas falas a oportunidade para os alunos em termos de estágio e conhecimento e Leonardo ressaltou ainda o esforço da equipe do STI na organização do evento.

Os temas abordados no dia de ontem foram cloudcomputing, ou comunicação em nuvem, termo que se refere a computadores conectados por meio de comunicação em tempo real, e big data, ou seja, conjunto de dados que pelo seu tamanho se torna difícil de processar usando ferramentas de gerenciamento de banco de dados.

Fotos: Flávia Sepúlvida
 
Fernando César, Leonardo Cruz e Luiz Andrade fizeram parte da mesa de abertura da Tech 2013
 
Marcelo Leal, arquiteto de Soluções da Amazon Web Service, foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre cloudcomputing

 
Segundo palestrante, Álvaro Teófilo, do Banco Santander, falou para o auditório cheio sobre segurança em cloud
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.