quinta-feira, 28 de novembro de 2013

UFF é a Ifes com mais oferta de vagas na graduação

UFF é a Ifes com mais oferta de vagas na graduação
26/11/2013

Marcia Lomelino

Com 9.633 vagas em 2012, a Universidade Federal Fluminense é a instituição federal de ensino superior que mais oferece vagas nos cursos de graduação presencial no Brasil. A informação faz parte de um panorama histórico apresentado pelo procurador institucional da UFF e coordenador de Gestão da Informação, José Marcio Lima, durante reunião na Sala dos Conselhos, no dia 14 de novembro.

A série histórica aponta o crescimento da universidade no período de 2007 a 2012, em comparação com as principais instituições federais de ensino superior (Ifes), com base nos dados gerados pelo Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos últimos cinco anos, a universidade também se destacou no que se refere ao crescimento da educação a distância (EAD). De 1.952 vagas de graduação ofertadas em 2007, a universidade chegou a 2012 com 3.659, tornando-se a segunda Ifes com a maior oferta na EAD. No âmbito do consórcio Cederj, a UFF é a instituição que está presente em maior número de polos, com um de total de 30 localidades atendidas.

O aumento do número de vagas oferecidas vem ao encontro das metas estipuladas pelo Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), cujo principal objetivo é ampliação do acesso e da permanência na educação superior.

A reunião contou com a presença do reitor Roberto Salles, de pró-reitores, superintendentes e do diretor-geral do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).

UFF no Censo da Educação Superior

No 3º Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, que reuniu procuradores institucionais de todo o país no dia 5 de novembro, em Foz do Iguaçu, José Marcio Lima apresentou experiência de UFF no processo de preenchimento das informações que balizam o Censo da Educação Superior. O destaque foi o desenvolvimento histórico de coleta de dados desde 1997, ano em que o Inep foi transformado em autarquia e passou a ser o órgão responsável por organizar o sistema de informações educacionais.

Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior brasileiras no que se refere à graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

--> Confira o panorama histórico completo
.


Fonte: UFF Notícas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.