quinta-feira, 28 de novembro de 2013

UFF inaugura Biblioteca Monteiro Lobato no Coluni

UFF inaugura Biblioteca Monteiro Lobato no Coluni
28/11/2013
Frederico Canequela

Além de ser um espaço de leitura, é um espaço de sonhos. Essa é a definição atribuída à Bliblioteca Monteiro Lobato, do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni), inaugurada nesta quarta-feira, dia 27 de novembro. A cerimônia também foi marcada pelo lançamento do livro “Abracadabra”, das autoras Helena Chompré, Iduína Mont’Alverne, Sylvia de Castro e Tânia Cozzi.

Durante o seu discurso de inauguração, a diretora do Coluni, Iduina Mont’Alverne Chaves, ressaltou a importância da biblioteca como para o Coluni e para a UFF em geral, “Para nos entendermos como educadores e adultos é preciso conhecer o que a infância diz. Por essa razão, estou muito feliz pela inauguração e pelo lançamento do livro ‘Abracadabra: A magia das letras’, que também é fundamental para a vida dos alunos por alimentar a alma, o espirito, a fantasia, e a criatividade da criança”.

A biblioteca tem o formato de um octógono. No seu interior é composta por estandes temáticos que coincidem com o curriculo escolar do colégio, como por exemplo: estande sobre os índios, sobre negros, sobre poesia e literatura em geral. O espaço possui ainda uma área reservada para os desenhos de cordel feitos pelas crianças.

Na ocasião, a bibliotecária Joseni Bernardo da Silva contou alguns detalhes do antes e depois da obra. “Tendo em conta a importância da biblioteca, durante o período de obras os alunos eram atendidos numa das salas do Coluni. Agora estamos voltando a esse espaço que tenho chamado de ‘octógono do conhecimento’, por causa do seu formato”.

Por meio de sua biblioteca, o Coluni permite que os estudantes de Biblioteconomia da UFF realizem seus estudos e pesquisas. Além disso, ajuda os alunos do curso de Letras e de Pedagogia na elaboração de seus projetos de literatura envolvendo crianças. Tudo isso mostra a importância da Biblioteca Monteiro Lobato, disse a bibliotecária Joseni, que trabalhou na reestruturação da sala.

Segundo dados da biblioteca do Coluni, as autoras mais procuradas são Ruth Rocha e Bia Bedran e o livro mais procurado é A turma da Mônica. Mas, porque os gostos não se discutem, a menina Caroline da Silva, de 9 anos, contou que prefere o livro Chapeuzinhos coloridos. “Eu prefiro esse livro porque conta a estória de toda a familia da Chapeuzinho. Tem chapéu de todas as cores, só não tem Chapeuzinho Vermelho nessa estória”, explicou sorridente a menina, e concluiu: “Eu gosto da nossa biblioteca porque é um lugar onde se aprende qualquer coisa”.

Para a superintendente de Documentação do Coluni, Ana Maria de Sá Couto, a biblioteca garante a formação de pequenos leitores. Ou seja, a formação do futuro cidadão, e só assim atingimos nosso objetivo maior como educadores, bem como, a missão da universidade: ensino, pesquisa e extensão. “O nosso trabalho vai além do espaço da biblioteca. Temos promovido algumas atividades como: visitas a museus, passeios culturais, excursão na Quinta da Boa-vista, visita ao salão do livro e à bienal, entre outras. Também trazemos eventos à biblioteca, como o realizado na semana passada, pelo Sesc, sobre Arariboia/Niterói”.

A esposa do professor Geraldo Reis, nome atribuído ao Coluni, Martha Rique Reis, foi uma das convidadas e adorou o evento, “estou adorando e me sentindo muito orgulhosa, porque estou vendo um ambiente de aula: crianças felizes correndo pelo corredor, birncando no pátio, aprendendo com os livros, enfim. Esse ambiente agradável na companhia de todas elas me deixa muito feliz e tenho certeza que meu marido ficaria também.
Na cerimônia
Representando o reitor da UFF, a cerimônia de inauguração contou a presença do Pró-reitor de Graduação em exercício, Jorge Samatis. Também estiveram presentes: Diretor da Faculdade de Educação, Jorge Najar; e o diretor da EdUFF, Mauro Romero. 


Fotos: Gabriel Oliveira
 

Viúva de Geraldo Reis, Martha Rique Reis, compareceu à inauguração
 
Autoras do livro Abracadabra durante lançamento do livro no Coluni
 
Acervo da biblioteca já é acessado pelos alunos do Coluni
 
Crianças participaram de diversas atividades na biblioteca
 
Reitor Roberto Salles com a diretora do Coluni e a equipe do projeto "Química no cotidiano

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.