quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Borracha vulcanizada | Como reciclar ou reutilizar os pneus?

Borracha vulcanizada | Como reciclar ou reutilizar os pneus?
Materiais feitos de borrachas são largamente utilizados na indústria automobilística e de bens de consumo. No seu uso em pneus surge um inconveniente: as fábricas que produzem os pneus são responsáveis pelo seu descarte e fim que, às vezes, acaba sendo a incineração, o que polui e libera na atmosfera gases prejudiciais ao ambiente.
Da borracha natural à borracha vulcanizada
Deposito na cidade de Sesena perto de Madri na Espanha recolhe Pneus de toda a regiao - Como Reciclar Pneus, Reciclagem de PneusO látex, ou borracha natural, é obtido a partir de seringueiras onde a principal representante é a Hevea brasiliensis. O nome químico oficial desse polímero é cis-poli-isopreno. Os índios americanos foram os primeiros a fazer uso das propriedades dessa substância que levou ao desenvolvido da borracha e, embora tenha sido aprimorado o processo de obtenção do látex e utilização da borracha, alguns estudiosos da época observaram que o material apresentava dificuldades de ser trabalhado quando sólido, tornavam-se moles e pegajosos com o calor e duros e rígidos no inverno e frio.
Por volta do início do século XIX, Charles Goodyear, na tentativa de trabalhar melhor esse material, adicionou enxofre à mistura de látex fundido. Como resultado, o material obtido apresentou características físicas e químicas superiores à borracha simples. O novo material não amolecia em temperaturas elevadas, nem fragilizava no frio, além de adquirirem uma inércia química (não reatividade) interessante. Assim surgia a borracha vulcanizada. A vulcanização acontece quando os átomos de enxofre “entram” no meio da cadeia polimérica, promovendo ligações químicas cruzadas, fazendo do polímero uma estrutura fixa, flexível e elástica. Isso permitiu trabalhar a borracha em vários segmentos industriais, inclusive o automobilístico.
O problema dos pneus
Com a utilização da borracha vulcanizada em demasia na fabricação de pneus, houve um acúmulo muito grande desse material que, como citado anteriormente, apresenta grande inércia química, impedindo ou dificultando reações de degradação. Assim, os resíduos são certos. O produtor de pneus novos é o responsável pela recolha, transporte e destino final adequado dos pneus usados, devendo esta responsabilidade ser transferida para uma entidade gestora, nos termos do n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 111/2001, de 6 de Abril. De acordo com a legislação , os pneus devem ser recolhidos e armazenados em locais autorizados e licenciados, para fins de reciclagem. O problema é como reciclar. Os pneus são constituídos basicamente por carbono, que pode ser queimado, liberando gás carbônico e água, certo? Não, exatamente! Como foi vulcanizado, ele apresenta em sua constituição, átomos de enxofre que, na queima, podem se transformar em óxidos de enxofre, extremamente poluidores. Por isso, a incineração não é o mais recomendado.
Como reutilizar ou reciclar?
Existem algumas alternativas quanto à reutilização do pneu. Algumas fábricas fazem a moagem do pneu e, dessa forma, a borracha triturada é encaminhada para misturas com asfalto pra criar novas rodovias, calçadas, pisos de parques, carpetes, materiais de construção civil, entre outras coisas. Alternativas utilizam os pneus como paredes ou muros contra deslizamento, enchendo os pneus com terra, balanços e diversas formas de decoração. Todos esses processos são exemplos de reutilização do pneu. Ressalta-se que na utilização de borracha triturada no asfalto, há um ganho de vida útil do asfalto, além de maior aderência do veículo na pista (tá bombando isso!).
Uma técnica promissora que vem sendo estudada e melhorada nos últimos anos é a reciclagem por meio de micro-ondas. Submetendo as amostras de borracha à micro-ondas, algumas ligações químicas do polímero são quebradas, permitindo a sua reutilização junto à matéria-prima ainda virgem para novos produtos. A desvulcanização por micro-ondas é uma solução barata e fácil para grade parte desses pneus descartados. A partir deste mecanismo de desvulcanização, as micro-ondas (a uma frequência controlada) quebram as ligações C-S e S-S, mas não quebram as ligações C-C, predominante na borracha, ou seja, a degradação da borracha é quase nula, e as propriedades da borracha desvulcanizada se equiparam, em muitos aspectos, com a borracha virgem.
Do ponto de vista industrial, o uso de pneus reciclados (quimicamente) caminha a passos lentos, mas algo já começa a ser feito, uma vez que as grandes produtoras de pneus necessitam de métodos eficientes para abrigar todo esse “lixo” que geram, incentivando a investindo em pesquisas e tecnologia.
Fontes e Bibliografia:


Fonte: http://cienciasetecnologia.com/borracha-vulcanizada-como-reciclar-reutilizar-pneus/#ixzz2nIYSATUK

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