quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pibid na UFF terá mais de mil bolsas de iniciação à docência em 2014

Pibid na UFF terá mais de mil bolsas de iniciação à docência em 2014
4/12/2013
Renata Cunha
A UFF conseguiu aprovação da Capes na seleção para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Por meio desse edital, a Capes financia projetos institucionais de iniciação à docência que visem ao aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de educação básica.

A partir de 2014, a UFF receberá 1.074 bolsas, 908 delas para estudantes de licenciatura e 166 para docentes da UFF e de escolas públicas de diferentes regiões do Rio de Janeiro. O projeto envolverá professores e estudantes das unidades de Niterói, Santo Antônio de Pádua, Volta Redonda, Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes, além de docentes de escolas públicas dessas localidades. Administrado no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o projeto será coordenado pela professora Maura Chinelli, da Faculdade de Educação.

O projeto institucional da UFF contará com 25 subprojetos nas seguintes áreas de formação de professores: artes plásticas e visuais; ciências; ciências sociais; educação física; filosofia; física; geografia; história; informática; letras/espanhol; letras/francês; letras/inglês; letras/português; matemática; pedagogia; e química, além de um projeto de caráter interdisciplinar.

Desenvolvido na UFF desde 2009, o Pibid articula o ensino, pela inserção do licenciando nas escolas; a pesquisa, pelo desenvolvimento de estudos relativos ao campo da didática, além de problemas do cotidiano profissional; a extensão, por ser desenvolvido diretamente nas escolas; e a inovação, pelo desenvolvimento de novas iniciativas educacionais, na forma de recursos, métodos e processos didáticos que serão aplicados e avaliados no decorrer do projeto.

Segundo os realizadores, o programa tem gerado impactos positivos e significativos não só na formação de professores, mas também no cotidiano de aprendizagem das escolas parceiras. Além disso, possibilita ampla produção didático-pedagógica e artística.


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.