Pibid na UFF terá mais de mil bolsas de iniciação à docência em 2014
4/12/2013
Renata Cunha
A UFF conseguiu aprovação da Capes na seleção para o Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Por meio desse
edital, a Capes financia projetos institucionais de iniciação à docência
que visem ao aperfeiçoamento da formação inicial de professores por
meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de
educação básica.
A partir de 2014, a UFF receberá 1.074 bolsas, 908 delas para
estudantes de licenciatura e 166 para docentes da UFF e de escolas
públicas de diferentes regiões do Rio de Janeiro. O projeto envolverá
professores e estudantes das unidades de Niterói, Santo Antônio de
Pádua, Volta Redonda, Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes, além de
docentes de escolas públicas dessas localidades. Administrado no âmbito
da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o projeto será coordenado pela
professora Maura Chinelli, da Faculdade de Educação.
O projeto institucional da UFF contará com 25 subprojetos nas
seguintes áreas de formação de professores: artes plásticas e visuais;
ciências; ciências sociais; educação física; filosofia; física;
geografia; história; informática; letras/espanhol; letras/francês;
letras/inglês; letras/português; matemática; pedagogia; e química, além
de um projeto de caráter interdisciplinar.
Desenvolvido na UFF desde 2009, o Pibid articula o ensino, pela
inserção do licenciando nas escolas; a pesquisa, pelo desenvolvimento
de estudos relativos ao campo da didática, além de problemas do
cotidiano profissional; a extensão, por ser desenvolvido diretamente
nas escolas; e a inovação, pelo desenvolvimento de novas iniciativas
educacionais, na forma de recursos, métodos e processos didáticos que
serão aplicados e avaliados no decorrer do projeto.
Segundo os realizadores, o programa tem gerado impactos positivos e
significativos não só na formação de professores, mas também no
cotidiano de aprendizagem das escolas parceiras. Além disso, possibilita
ampla produção didático-pedagógica e artística.
Fonte: UFF Notícias
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